13 atores que interpretaram papeis icônicos - e suas carreiras depois do fim
Nesta quinta, House chega ao fim também no Brasil; confira o que aconteceu com os atores que interpretaram outros personagens tão memoráveis quanto o médico rabugento
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2012 às 14h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.
São Paulo - Com a exibição em rede nacional do último episódio de “House, M.D.”, sabemos que Hugh Laurie já tem um plano para sua vida profissional depois do fim da série. Ponto para ele. Mas nem sempre é assim. Alguns atores , depois de saírem das séries que os catapultaram à fama, resolveram se afastar da televisão e fizeram sucesso no cinema. Outros tentaram se manter na telinha e buscaram outras formas de se desassociar dos personagens tão conhecidos e tão próximos do público. Veja o que aconteceu com as carreiras dos atores de alguns dos mais famosos seriados americanos:
Um dos seriados de comédia mais conhecidos mundialmente, Friends contava a vida de seis jovens que moravam em Nova York. Depois de dez anos de episódios inéditos e com os atores ganhando cerca de um milhão de dólares por episódio da última temporada - cifra ainda mais impressionante na época, os seis amigos se despediram das televisões. Dos seis, talvez a que tenha conseguido ainda ganhar mais fama (apesar do marido Brad Pitt ter se divorciado dela e casado com Angelina Jolie) foi Jennifer Aniston. A atriz fez a transição de TV para cinema e consegue manter uma sólida carreira em Hollywood, como uma das queridinhas das comédias românticas.
Courteney Cox, por sua vez, já tinha participado de filmes (entre eles, a franquia de horror “Pânico”), mas tentou continuar com sua carreira na televisão. Depois do fracasso da série “Dirt”, que foi cancelada no meio da segunda temporada, a atriz fez algumas participações especiais na série “Scrubs” e parece ter feito bons contatos por lá. Os produtores da série a ajudaram a criar “Cougar Town”, que é protagonizada por Courteney e já está na quarta temporada.
Das mulheres, a que ainda não conseguiu retomar sua carreira com força foi Lisa Kudrow, que participou de alguns filmes, mas nunca como protagonista. A atriz já fez também uma aparição especial na série da ex-colega Courteney Cox e atualmente é protagonista do seriado “Web Therapy”, que está começando sua segunda temporada no canal ShowTime.
Joey Tribbiani era um dos personagens mais populares de Friends. Não por acaso, Matt LeBlanc, que o interpretava, ganhou um spinoff sobre o ítalo-americano que parecia ter tudo para dar certo. Mas não deu.
Quando muitos já estavam começando a achar que LeBlanc teria de se aposentar, ele reapareceu atuando como ele mesmo no seriado “Episodes”. O ator, o único dos sexteto de amigos que nunca havia ganhando um Emmy ou um Globo de Ouro, acabou sendo premiado com o Globo de Ouro em 2012.
Quando muitos já estavam começando a achar que LeBlanc teria de se aposentar, ele reapareceu atuando como ele mesmo no seriado “Episodes”. O ator, o único dos sexteto de amigos que nunca havia ganhando um Emmy ou um Globo de Ouro, acabou sendo premiado com o Globo de Ouro em 2012.
Os outros dois atores não tiveram tanta sorte após o fim do seriado. Matthew Perry tentou com Studio 60 on the Sunset Trip e novamente com Mr. Sunshine, mas agora faz apenas aparições especiais. David Schwimmer hoje em dia é mais conhecido por (além de Ross, é claro) ser a voz da girafa Melman, nos filmes Madagascar, do que qualquer outro papel que tenha feito pós Friends.
Por quase dez anos o público acompanhou as histórias do aventureiro Fox Mulder e da cética Dana Scully, agentes especiais do FBI. Arquivo X foi uma das maiores e mais famosas séries de ficção científica. Tanto que seus episódios sobre mistérios e aliens acabaram inspirando muitos outros seriados - seja na temática ou no formato. Depois da série os dois protagonistas apareceram nos cinemas reprisando os papeis que os fizeram famosos. Em 2008 (seis anos após o fim de Arquivo X), eles participaram do segundo filme da série: “Arquivo X - Eu Quero Acreditar”. E para Gillian Anderson poucas oportunidades apareceram depois disso. A atriz participou de alguns episódios de séries diversas e teve papeis em filmes europeus sem muita repercussão. Já David Duchovny aproveitou a fama de galã e interpreta um escritor sedutor no seriado Californication com sucesso desde 2007.
Se Arquivo X virou exemplo para seriados de ficção científica, ER é modelo para os seriados de dramas médicos (e não são poucos os que surgiram após a febre de ER). Um dos mais longos dramas da televisão, sua fórmula para a longevidade foi a de renovação dos personagens. Ao fim da série, já não restavam mais os personagens da primeira temporada. Mesmo assim, alguns foram bem marcantes.
Dos atores de ER aquele que conseguiu a carreira de mais sucesso após a série foi George Clooney. Sim, o Danny Ocean, de Onze Homens e Um Segredo, começou a sentir a fama como um médico. Mais especificamente o galante dr. Doug Ross. Seu par romântico na série também se deu bem (apesar de ter demorado um pouco para conseguir se desassociar da imagem de enfermeira Carol Hathaway). Julianna Margulies é queridinha dos críticos de TV como a protagonista de The Good Wife.
Três atores foram responsáveis por um dos mais famosos triângulos amorosos da TV: Noah Wyle, Maura Tierney e Goran Visnjic. Wyle tentou se aventurar em outras séries, mas acabou reprisando seu papel em 2009 no ER. Ele chegou a participar de alguns filmes low budget (inclusive interpretando Steve Jobs) e, por conta do seu histórico profissional e da semelhança física com o cofundador da Apple, chegou a ser cotado para interpretar novamente Steve Jobs no cinema. O estúdio, porém, decidiu fechar com alguém mais famoso (no caso, Ashton Kutcher). Maura Tierney era a enfermeira-que-virou-médica Abby Lockhart. Ela entrou no seriado no fim de 1999 e ficou até o fim, mas, apesar de já ter tido uma experiência de sucesso na televisão, não conseguiu manter sua carreira artística. Desde 2009 ela aparece apenas em alguns episódios de séries menos famosas. Recentemente, fez uma aparição especial em The Office. O croata Goran Visnjic também é outro que é mais conhecido pelo personagem que o fez famoso, o dr. Luka Kovac. No currículo ele tem muitos filmes europeus. Mais recentemente, participou do remake hollywoodiano de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, mas o papel foi mais uma ponta do que algo de destaque.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões