Exame Logo

11 filmes que mostram o lado sombrio do mundo do trabalho

Dos jogos de poder no escritório ao drama do desemprego, veja filmes que ensinam lições marcantes sobre o lado obscuro do mundo do trabalho

A face perversa do trabalho (Divulgação/Facebook/FallingDownFilm)

Claudia Gasparini

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h33.

São Paulo - O mundo do trabalho pode ser muito estranho e contraditório - e os cineastas sabem disso. Por isso, não faltam filmes que abordam diversos aspectos sombrios da vida profissional. Da competição extrema em processos seletivos ao trauma do desemprego , os longas que você conhecerá a seguir questionam a noção de ética , justiça e equilíbrio emocional nos ambientes corporativos. Em alguns casos, a crítica exige estômago forte do espectador, como em "Um dia de fúria" (foto), clássico protagonizado por Michael Douglas. Navegue pelas fotos para conhecer os títulos reunidos por EXAME.com, com a ajuda de André Barcaui, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Ana Cristina Limongi-França, professora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
  • 2. "Amor sem escalas"

    2 /13(Reprodução/Facebook/UpInTheAirMovie)

  • Veja também

    Ryan (George Clooney) tem uma profissão peculiar: ele viaja constantemente pelos Estados Unidos dando notícias de demissão a funcionários dos seus clientes. Tudo parece confortável para ele, até que a chegada de uma nova colega à firma muda suas expectativas sobre a vida. Por que é sombrio? De acordo com André Barcaui, professor da FGV, o filme questiona a humanidade dos métodos de demissão adotados por alguns empregadores, bem como suas consequências para o emocional dos envolvidos. "Fica claro como esse processo pode se tornar extremamente frio", afirma. "Up in the air"
    Diretor:
    Jason Reitman
    Ano de lançamento:
    2009
  • 3. "Tempos modernos"

    3 /13(Wikimedia Commons)

  • O clássico de Charlie Chaplin mostra a rotina exaustiva e enlouquecedora de um operário numa linha de montagem. Em uma cena célebre, o protagonista persegue uma mulher por achar que os botões de sua roupa são os parafusos que ele precisa apertar. Por que é sombrio? O filme apareceu, nos anos 1930, como crítica à organização do trabalho nas indústrias da época. Mas sua visão ácida sobre os efeitos da tecnologia sobre o indivíduo continua atual, afirma Limongi-França. "Hoje, as máquinas são usadas exaustivamente no trabalho", explica. "Isso leva a uma obsessão coletiva pela tecnologia e até a lesões por esforço repetitivo pelo uso intenso do teclado e do mouse, por exemplo", diz a professora da FEA-USP. "Modern Times"
    Diretor:
    Charles Chaplin
    Ano de lançamento:
    1936
  • 4. "O corte"

    4 /13(Reprodução)

    O engenheiro Bruno (José Garcia) é demitido depois que a indústria onde trabalhava adere à terceirização. Dois anos mais tarde, e ainda desempregado, ele decide tomar medidas drásticas para eliminar a concorrência. Por que é sombrio? Segundo Barcaui, o filme explora os efeitos psicológicos do desemprego numa sociedade obcecada pelo trabalho. "Por conta da crença generalizada de que a profissão é a raiz de todas as realizações, o protagonista perde sua identidade e sua dignidade quando deixa de ter um emprego", explica o professor da FGV. "Le couperet"
    Diretor:
    Costa-Gavras
    Ano de lançamento:
    2005
  • 5. "O sucesso a qualquer preço"

    5 /13(Reprodução)

    Baseado em uma peça teatral homônima, o filme apresenta quatro vendedores submetidos a um método radical de "motivação" na empresa onde trabalham. Ao final de uma semana de treinamento intensivo, todos serão demitidos - exceto os dois que fecharem mais negócios. Por que é sombrio? O drama explora a dubiedade dos programas de motivação nas empresas. De acordo com Barcaui, o filme ainda mostra como a competição interna pode chegar às últimas consequências, sobretudo num clima de recessão econômica. "Glengarry Glen Ross"
    Diretor: James Foley
    Ano de lançamento: 1992
  • 6. "Um dia de fúria"

    6 /13(Reprodução)

    Em meio à crise econômica do início da década de 1990, William (Michael Douglas) é dispensado. Furioso com a falta de perspectivas profissionais e o acúmulo de problemas familiares, o protagonista entra numa espiral de agressividade que o acompanha até as últimas consequências. Por que é sombrio? A professora Limongi-França explica que o filme aborda as consequências graves da falta de inteligência emocional. O drama do estressado William é um alerta sobre os riscos do acúmulo de conflitos no trabalho e na vida pessoal. "Falling Down"
    Diretor:
    Joel Schumacher
    Ano de lançamento: 1993
  • 7. "O que você faria?"

    7 /13(Reprodução)

    Todo o filme se passa numa sala de reunião em que ocorre um processo seletivo. Em cena, há sete candidatos submetidos a uma série de testes psicológicos que vão se tornando cada vez mais sinistros. Entre os participantes está infiltrado um representante do RH da empresa contratante. Por que é sombrio? De acordo com Barcaui, o filme faz uma caricatura dos exigentes processos seletivos promovidos por algumas empresas. A competitividade é levada a tal ponto que os participantes esquecem os limites da ética e até do bom senso. "El método"
    Diretor:
    Marcelo Pyñeiro
    Ano de lançamento: 2005
  • 8. "Relatos selvagens"

    8 /13(Divulgação/Facebook/RelatosSalvajesES)

    A comédia argentina conta seis histórias independentes, com um único ponto em comum: personagens aparentemente normais que são levadas a uma espécie de "loucura" temporária pelo absurdo do cotidiano. Por que é sombrio? Limongi-França selecionou o filme por conta de um trecho específico. Multado recorrentemente de forma injusta, o engenheiro Simón (Ricardo Darín) reage de forma violenta à frieza com que é recebido por atendentes da agência de trânsito. "É mostrado um tipo de trabalho mecânico, inexpressivo, feito atrás de um vidro, que se tornou muito comum hoje", explica a professora da USP. "Essa desumanização produz clientes enraivecidos e profissionais apáticos, alienados do seu próprio papel na sociedade". "Relatos Salvajes"
    Diretor:
    Damián Szifrón
    Ano de lançamento: 2014
  • 9. "Wall Street: Poder e Cobiça"

    9 /13(Divulgação/Facebook/WallStreetMovie)

    Para subir na carreira, o jovem Bud (Charlie Sheen) faz pactos ilegais e desenvolve uma relação pouco saudável com seu chefe Gekko (Michael Douglas). Por que é sombrio? O espectador é exposto ao "lado B" de diversas situações corporativas, diz André Barcaui, professor da FGV. "Além de retratar a agressividade do mundo nos negócios, ele também mostra negociações por trás dos panos, práticas ilegais, entre outros aspectos obscuros da realidade de algumas empresas", afirma. "Wall Street"
    Diretor:
    Oliver Stone
    Ano de lançamento: 1987
  • 10. "Perfume de mulher"

    10 /13(Divulgação/Facebook/ScentOfAWomanMovie)

    O drama conta a história de Charlie (Chris O'Donnell), um jovem estudante que é encarregado de cuidar do mal-humorado Slade (Al Pacino), ex-militar aposentado que perdeu a visão na guerra. Por que é sombrio? A relação com o mundo do trabalho é sutil, mas existe. Segundo Limongi-França, um dos temas do filme é o drama dos aposentados, que procuram desesperadamente preencher o seu cotidiano com algo significativo. "Também são abordadas as marcas que o trabalho deixa na vida de uma pessoa, desde as lesões físicas até as morais", afirma a professora da FEA-USP. "Scent of a woman"
    Diretor:
    Martin Brest
    Ano de lançamento: 1992
  • 11. "O informante"

    11 /13(Reprodução)

    Os segredos de uma indústria de tabaco estão nas mãos de Jeffrey Wigand (Russell Crowe), um químico atormentado pela vontade de divulgar publicamente os malefícios trazidos pelo cigarro. O que dificulta sua participação num programa de TV produzido por Lowell (Al Pacino) é o termo de confidencialidade que assinou com seus antigos empregadores. Por que é sombrio? O drama expõe os dilemas éticos a que profissionais de todos os setores são submetidos ao lidarem com os interesses privados de seus patrões - sobretudo quando eles contrariam o bem público. "O espectador é provocado a pensar se o caminho que está seguindo no trabalho está mesmo de acordo com os seus princípios e valores", afirma Barcaui. "The insider"
    Diretor:
    Michael Mann
    Ano de lançamento: 1999
  • 12. "Enron: Os mais espertos da sala"

    12 /13(Reprodução)

    O documentário conta a trajetória da extinta Enron, empresa do setor de energia que marcou a história dos negócios após ser envolvida em diversos casos de corrupção. Por que é sombrio? O longa mostra os mecanismos da corrupção na iniciativa privada - um tema de extrema atualidade no Brasil. "O caso da Enron foi muito impactante, porque desde então começou a se discutir muito mais a importância da ética profissional e da governança corporativa", comenta Barcaui. "Enron: The smartest guys in the room"
    Diretor:
    Alex Gibney
    Ano de lançamento: 2005
  • 13. Veja agora 9 filmes que ajudarão você a crescer profissionalmente

    13 /13(Flickr/Creative Commons/Joelle Nebbe-Mornod)

  • Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhocarreira-e-salariosComportamentoDramasFilmesPsicologia

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame