São Paulo - Cursos livres valorizam o currículo profissional, demonstram interesse em aprender coisas novas e são sinal de atitude voltada à autogestão da carreira.
Atualmente há muitas plataformas que oferecem cursos online de qualificação sobre temas variados. Coursera, FutureLearn, Udacity são exemplos de iniciativas internacionais. Do Brasil, uma das mais conhecidas é o Veduca, que tem algumas opções de cursos ministrados por professores da USP .
Os cursos do Veduca são classificados como cursos livres e de atualização ou qualificação profissional. Conforme a equipe explica no site, os cursos não são reconhecidos pelo MEC , que certifica apenas instituições de nível fundamental, médio, técnico e superior.
A carga horária dos cursos que selecionamos na plataforma varia entre 45 e 60 horas. Segundo, o site do Veduca, alunos levam em média 3 meses para fazer um curso de 45 horas. Essa referência pode ajudar na hora de estabelecer o planejamento para completar o curso. O aluno só paga se quiser obter um certificado ao final do curso.
A seguir confira cursos que professores da USP oferecem online e de graça nas áreas de negócios, gestão, economia, matemática, física, entre outras:
- 1. Gestão da inovação
1 /11(Foto/Thinkstock)
Esse é um dos cursos mais novos na plataforma e o instrutor é o professor da Poli-USP Mario Sergio Salerno, titular de engenharia de produção.
São três temas principais que norteiam as aulas: processos de inovação, gestão de incertezas e diferenças entre inovação incremental e inovação radical
Carga horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 2. Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação
2 /11(Foto/Thinkstock)
Trabalho em time com equipes diversas e divisão de tarefas são competências em alta no mercado de trabalho. O curso é voltado para quem quer desenvolver habilidades de liderança em projetos inovadores.
O instrutor é Joel Souza Dutra, professor livre-docente da USP que também é coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP/FIA)
Carga horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 3. Gestão de projetos
3 /11(Getty Images/Getty Images)
O curso apresenta duas formas de gerenciamento de projetos: Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos. Do planejamento à conclusão, todo o processo é detalhado durante as aulas que ainda incluem metodologia de avaliação dos resultados.
São dois os instrutores do curso. Marly Monteiro de Carvalho é professora livre docente da Poli-USP, na graduação e pós-graduação do departamento de Engenharia de Produção. Daniel Amaral éprofessor de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos também na USP.
Carga Horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 4. Engenharia econômica
4 /11(Divulgação/Thinkstock)
O curso é dado pelo professor do departamento de engenharia de produção da Escola Politécnica da USP Erik Rego. O objetivo é que os alunos conheçam conceitos de matemática financeira e de engenharia econômica para aplicarem à gestão de recursos financeiros em projetos inovadores. Projeção de fluxo de caixa e ferramentas de análise de investimentos são temas da grade curricular do curso.
Carga Horária: 45 horas.
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 5. Instrumentos de Política e Sistemas de Gestão Ambiental
5 /11(Goodluz/Thinkstock)
O tema do curso são os fundamentos que orientam a implementação de política de meio ambiente e sistemas de gestão ambiental no contexto de sustentabilidade.
O professor do curso é Marcelo Montaño, da pós-graduação em ciências da engenharia ambiental e do departamento de hidráulica e saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
Carga horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 6. Princípios de sustentabilidade e tecnologias portadoras de inovação
6 /11(./Thinkstock)
O curso tem como base as aulas do departamento de engenharia de produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. Pegada ecológica, gestão ambiental e avaliação do ciclo de vida e novas tecnologias em energia estão no conteúdo.
São dois os instrutores: João Fernando Gomes de Oliveira, que é diretor-presidente do IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e professor afastado da (EESC) e Aldo Roberto Ometto, professor da USP e pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio e do Núcleo de Manufatura Avançada.
Carga horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 7. Probabilidade e estatística
7 /11(DeanDrobot/Thinkstock)
Ministrado pelo professor da USP Melvin Cymbalista, o curso mostra como a probabilidade é uma ferramenta estatística para tratar de situações não previsíveis totalmente. O objetivo é que os alunos consigam por meio da probabilidade interpretar resultados estatísticos.
Carga horária: 60 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 8. Produção mais Limpa (P+L) e Ecologia Industrial
8 /11(Thomas Lee/Bloomberg)
O curso é para interessados em ecologia industrial e no desenvolvimento de produção mais limpa. O curso apresenta o conceito de P+L (Produção Mais Limpa).
O professor responsável é Sergio Almeida Pacca e ele é associado do curso de graduação em gestão ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e dos cursos de pós-graduação em sustentabilidade e energia. Ele também é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Política e Regulação de Emissões de Carbono.
Carga horária: 45 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 9. Física básica
9 /11(Photodisc/Thinkstock)
O curso investiga movimento e repouso de corpos, evolução no tempo, deslocamento sob ação de forças e efeitos disso no ambiente. O professor Vanderlei Salvador Bagnato é titular doa USP e também coordenador da Agência USP de inovação.
Carga horária: 60 horas
Inscrições: abertas pelo Veduca
- 10. Eletromagnetismo
10 /11(Petrovich9/Thinkstock)
Conceitos básicos de eletromagnetismo serão apresentados durante o curso. Conceito de carga, como as cargas interagem, corrente elétrica e suas leis básicas, circuitos e magnetismo.
Carga horária: 60 horas
Inscrições: o curso atualmente não está aberto para inscrições.
- 11. Metodologia científica
11 /11(Foto/Thinkstock)
Os alunos vão aprender a elaborar trabalho de conclusão de curso, desde a seleção do tema, definição de objetivos, identificação e descrição de problemas até fundamentos de argumentação por meio de bibliografia. O professor que vai comandar o curso é Paulo Augusto Cauchick Miguel que é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele foi professor concursado-efetivo da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, é credenciado como professor-orientador no Programa de pós-graduação em engenharia de produção da Escola Politécnica da USP.
Carga horária: não definida
Inscrições: em breve pelo Veduca