10 filmes que todo publicitário precisa ver
Confira os filmes, indicados por especialistas, que todo o profissional de marketing deveria ver
Da Redação
Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 08h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.
São Paulo - A cerimônia do Oscar acontece em fevereiro, no dia 24. A 85ª edição da maior premiação do cinema mundial tem uma surpresa agradável para os publicitários : um dos filmes indicados é uma espécie de aula sobre o poder da criatividade. O chileno “No” concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira e mostra como uma bela campanha pode mudar a opinião pública. Pensando nisso, o Adnews conversou com especialistas para selecionar 10 filmes que todo publicitário precisa ver. A lista serve como sugestão de títulos para o profissional da área.
E se um publicitário decidisse fazer uma campanha dizendo apenas a verdade? Seria taxado de louco? Este é o enredo por trás deste filme do início dos anos 90. “Há muitas lições para tirarmos desse verdadeiro ‘hospício’ que é a publicidade feita fora dos padrões dominantes. Somos todos loucos?”, questiona João Elias Nery, pós-doutor em Comunicação Social e coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira.
Este filme mostra uma questão importante na publicidade: compreender o ponto de vista alheio. “O grande mote do filme é saber ouvir o outro e melhorar o relacionamento”, analisa Rodolfo Nakamura, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uniban ABC. “Digamos que esse seria o publicitário ideal, com dom da telepatia”, brinca Fabio Caim, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Produção Publicitária da Universidade Nove de Julho.
Este documentário, segundo o professor Nery, apresenta a visão de publicitários norte-americanos sobre a criatividade e as formas de atuar em um sistema que exige “o novo” em meio à padronização. Para o professor Nakamura, o interessante é que ele enfatiza o lado “glamuroso” da profissão, mas não esquece os detalhes menores.
Talvez seja o único filme da lista que critica abertamente o trabalho da publicidade e dos publicitários. "Avalio que é importante que estudantes da área conheçam as críticas que nos fazem, para saber se posicionar e defender sua escolha", explica Nery. "É [...] uma crítica bem inteligente ao consumo, ou melhor, ao consumismo. Tem uma dinâmica de cenário e filmagem muito diferenciada", complementa Caim.
O filme mostra um profissional de comunicação em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser "indefensável". Para Nery, “é um excelente exemplo de pró-atividade e criatividade”. Como o bom publicitário atualmente é um especialista em comunicação publicitária e não apenas em propaganda, ele precisa conhecer as outras ferramentas disponíveis de marketing e esse filme, segundo Caim, é um bom exemplo sobre Relações Públicas.
E quando o criativo perde seu emprego? O que ocorre com o publicitário desempregado? Este é o mote do documentário “Lemonade”, lançado em 2009. “É bacana é verificar o lado q não é glamuroso, o stress do dia a dia”, explica Nakamura, autor da sugestão.
Conforme explica o professor João Nery, essa bem sucedida comédia tem um publicitário como protagonista e uma agência de publicidade como foco da trama. A apresentação de uma campanha para um produto feminino faz uma interessante discussão sobre o olhar masculino em relação ao "gosto" feminino. Para Rodolfo Nakamura, às vezes é importante você mudar o olhar para obter êxito na profissão.
Um filme obrigatório para qualquer comunicador, exemplo de como fazer uma narrativa eficaz. "É uma aula de enquadramentos para o profissional do áudio visual e até mesmo de publicidade. De certa forma, ele fala do nosso meio, da parte da comunicação, o poder que aquele personagem do filme traz", analisa o professor Nakamura, autor da sugestão.
"No" inspirou essa lista, portanto, não poderia ficar de fora. Conforme explica o professor Nery, a obra mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação a um tema muito importante para o Chile e os chilenos: a continuidade de um presidente ou sua substituição. "A avaliação [..] do que precisa ser feito do ponto de vista publicitário para vencer [o plebiscito relatado no filme] é fundamental para nossas discussões com clientes em geral sobre estratégias de campanha", explica.
Quantas vezes você já entrou no Facebook hoje? Sua resposta, possivelmente, demonstra o potencial da ferramenta criada por Mark Zuckerberg. A maior rede social do mundo é palco do trabalho de profissionais de comunicação de diversas áreas. O filme, segundo análise do professor Nakamura, é ideal para entender como esta ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender "a visão do criador dessa rede pode ajudar" na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida