Exame Logo

10 filmes que todo publicitário precisa ver

Confira os filmes, indicados por especialistas, que todo o profissional de marketing deveria ver

Publicitários (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 08h39.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.

São Paulo - A cerimônia do Oscar acontece em fevereiro, no dia 24. A 85ª edição da maior premiação do cinema mundial tem uma surpresa agradável para os publicitários : um dos filmes indicados é uma espécie de aula sobre o poder da criatividade. O chileno “No” concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira e mostra como uma bela campanha pode mudar a opinião pública. Pensando nisso, o Adnews conversou com especialistas para selecionar 10 filmes que todo publicitário precisa ver. A lista serve como sugestão de títulos para o profissional da área.
  • 2. 1 – Muito Loucos (Crazy People) – 1990

    2 /12

  • Veja também

    E se um publicitário decidisse fazer uma campanha dizendo apenas a verdade? Seria taxado de louco? Este é o enredo por trás deste filme do início dos anos 90. “Há muitas lições para tirarmos desse verdadeiro ‘hospício’ que é a publicidade feita fora dos padrões dominantes. Somos todos loucos?”, questiona João Elias Nery, pós-doutor em Comunicação Social e coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira.
  • 3. 2 - Do Que as Mulheres Gostam (What Women Want) – 2001

    3 /12

  • Este filme mostra uma questão importante na publicidade: compreender o ponto de vista alheio. “O grande mote do filme é saber ouvir o outro e melhorar o relacionamento”, analisa Rodolfo Nakamura, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uniban ABC. “Digamos que esse seria o publicitário ideal, com dom da telepatia”, brinca Fabio Caim, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Produção Publicitária da Universidade Nove de Julho.
  • 4. 3 – Art & Copy - 2009

    4 /12

    Este documentário, segundo o professor Nery, apresenta a visão de publicitários norte-americanos sobre a criatividade e as formas de atuar em um sistema que exige “o novo” em meio à padronização. Para o professor Nakamura, o interessante é que ele enfatiza o lado “glamuroso” da profissão, mas não esquece os detalhes menores.
  • 5. 4 - 1,99 - Um Supermercado Que Vende Palavras - 2004

    5 /12

    Talvez seja o único filme da lista que critica abertamente o trabalho da publicidade e dos publicitários. "Avalio que é importante que estudantes da área conheçam as críticas que nos fazem, para saber se posicionar e defender sua escolha", explica Nery. "É [...] uma crítica bem inteligente ao consumo, ou melhor, ao consumismo. Tem uma dinâmica de cenário e filmagem muito diferenciada", complementa Caim.
  • 6. 5 - Obrigado por Fumar (Thank you for Smoking) – 2005

    6 /12

    O filme mostra um profissional de comunicação em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser "indefensável". Para Nery, “é um excelente exemplo de pró-atividade e criatividade”. Como o bom publicitário atualmente é um especialista em comunicação publicitária e não apenas em propaganda, ele precisa conhecer as outras ferramentas disponíveis de marketing e esse filme, segundo Caim, é um bom exemplo sobre Relações Públicas.
  • 7. 6 - Lemonade - 2009

    7 /12

    E quando o criativo perde seu emprego? O que ocorre com o publicitário desempregado? Este é o mote do documentário “Lemonade”, lançado em 2009. “É bacana é verificar o lado q não é glamuroso, o stress do dia a dia”, explica Nakamura, autor da sugestão.
  • 8. 7 - Se Eu Fosse Você - 2006

    8 /12

    Conforme explica o professor João Nery, essa bem sucedida comédia tem um publicitário como protagonista e uma agência de publicidade como foco da trama. A apresentação de uma campanha para um produto feminino faz uma interessante discussão sobre o olhar masculino em relação ao "gosto" feminino. Para Rodolfo Nakamura, às vezes é importante você mudar o olhar para obter êxito na profissão.
  • 9. 8 - Cidadão Kane (Citizen Kane) - 1941

    9 /12

    Um filme obrigatório para qualquer comunicador, exemplo de como fazer uma narrativa eficaz. "É uma aula de enquadramentos para o profissional do áudio visual e até mesmo de publicidade. De certa forma, ele fala do nosso meio, da parte da comunicação, o poder que aquele personagem do filme traz", analisa o professor Nakamura, autor da sugestão.
  • 10. 9 - No - 2012

    10 /12

    "No" inspirou essa lista, portanto, não poderia ficar de fora. Conforme explica o professor Nery, a obra mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação a um tema muito importante para o Chile e os chilenos: a continuidade de um presidente ou sua substituição. "A avaliação [..] do que precisa ser feito do ponto de vista publicitário para vencer [o plebiscito relatado no filme] é fundamental para nossas discussões com clientes em geral sobre estratégias de campanha", explica.
  • 11. 10 - A Rede Social (The Social Network) - 2010

    11 /12

    Quantas vezes você já entrou no Facebook hoje? Sua resposta, possivelmente, demonstra o potencial da ferramenta criada por Mark Zuckerberg. A maior rede social do mundo é palco do trabalho de profissionais de comunicação de diversas áreas. O filme, segundo análise do professor Nakamura, é ideal para entender como esta ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender "a visão do criador dessa rede pode ajudar" na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo.
  • 12. Veja agora algumas das melhores campanhas de 2012

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingFilmesPublicidadePublicitários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame