Bússola
Um conteúdo Bússola

TikTok: veja 3 dicas essenciais para engajar com anúncios na rede social chinesa

Spoiler: apresentar o logotipo da marca no início do vídeo não ajuda, segundo estudo inédito 

A Vidmob analisou 1.678 anúncios e 7,3 bilhões de impressões em vídeos postados e patrocinados no TikTok (MTStock Studio/Getty Images)

A Vidmob analisou 1.678 anúncios e 7,3 bilhões de impressões em vídeos postados e patrocinados no TikTok (MTStock Studio/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 20 de maio de 2024 às 07h00.

Tudo sobreTikTok
Saiba mais

O que é preciso para viralizar no TikTok? A pergunta de US$ 1 milhão que desafia a curiosidade de influenciadores e agências de publicidade talvez possa ser respondida com a ajuda da inteligência artificial

Com o objetivo de encontrar técnicas confiáveis para impulsionar o marketing de grandes marcas na plataforma, a Vidmob realizou um estudo prático, que identificou os principais elementos visuais e criativos que potencializam o alcance de anúncios.

Como o estudo conseguiu identificar essas informações?

Utilizando análises de dados alimentadas por inteligência artificial, a Vidmob analisou 1.678 anúncios e 7,3 bilhões de impressões em vídeos postados e patrocinados no TikTok entre janeiro e outubro de 2023.

Este estudo representa um avanço significativo na compreensão das nuances da publicidade eficaz na plataforma, capacitando os profissionais de marketing a tomar decisões informadas e obter resultados impactantes nas campanhas”, afirma o Head Latam da Vidmob, Miguel Caeiro.

Os resultados apontam para três elementos que são os principais responsáveis por impulsionar o engajamento e a intenção de compra nos primeiros seis segundos de um anúncio do TikTok:

1. Pessoas reais impulsionam o engajamento 

Anúncios com pessoas comuns superaram aqueles com celebridades em 1,7 vez. 

Os dados mostram que vídeos com gente como a gente proporcionam chance 20% maior da marca ser percebida como uma que atende às necessidades do consumidor.

  • Quando o público acredita que o criador de conteúdo usa o produto, o vídeo tem chance 1,5 vez maior de engajar.

2. Conexão pessoal direta amplifica o impacto 

Vídeos com o creator falando diretamente para a câmera tiveram aumento de 14% na taxa de visualização de dois segundos (2sVTR) e um aumento de 50% no poder de engajamento do anúncio.

3. Integração de marca é importante 

Os vídeos que mostram o produto/serviço tiveram aumento de 17% na taxa de visualização de seis segundos (6sVTR). 

  • Incorporar a marca/empresa na história e destacá-la como sendo a “heroína” da mensagem aumentou o poder de engajamento em 1,5 vez

Já as marcas destacadas como protagonistas nos vídeos aumentaram o interesse do público em 32% e a intenção de compra em 20%.

  • Apresentar o logotipo da marca no início do vídeo resultou em queda na taxa de visualização de seis segundos (6sVTR) em 14%.

"Ao aproveitar o poder das pessoas reais e narrativas envolventes, as marcas podem estabelecer conexões genuínas com o público no TikTok, promovendo um engajamento significativo", conclui Caeiro.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:TikTokPublicidade

Mais de Bússola

Presidente do Banco do Brasil, diretora no Nubank e outras executivas de renome se reúnem em TEDx

Wagner Farid Gattaz: cuidar da Saúde Mental dos funcionários é um bom negócio para a empresa

Paulo Roberto Ribeiro Pinto: marginalizar as hidrelétricas é um erro

Márlyson Silva: por que o adiamento do Drex é uma boa notícia?

Mais na Exame