Podcast Digitalize: Instagram Stories e a revolução das micronarrativas
Episódio analisa como a linguagem dos Stories do Instagram ressignificou o jeito de contar histórias nas redes sociais, com conteúdos que duram 24 horas
Victor Sena
Publicado em 28 de setembro de 2020 às 12h05.
Última atualização em 28 de setembro de 2020 às 12h19.
O que leva as pessoas a produzirem e a compartilharem um conteúdo digital que vai sumir em 24 horas? Foi a partir desse questionamento que a estudiosa de comunicação digital Larissa Macedo iniciou, em 2017, uma pesquisa de mestrado sobre o Instagram Stories. E concluiu que mais importante que o tempo de duração do conteúdo na plataforma é a maneira pela qual esse formato ressignificou as linguagens, a noção de tempo, e criou possibilidades para a construção de micronarrativas.
No bate-papo desta edição do podcast Digitalize, Cristiane Rosa e Guilherme Baldi, da FSB Comunicação, conversam com a mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, que também é crítica, publicitária, doutoranda e professora dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes (SP). Ela também realiza palestras e cursos com temáticas voltadas para as redes sociais digitais.
Entre os insights da abordagem, Larissa ressalta a diversidade de experimentações que essa linguagem propicia, a oportunidade para as marcas dialogarem com o consumidor e cita exemplos de perfis do Instagram Stories relacionados à arte com narrativas que só seriam possíveis nesse formato. “É fundamental para um perfil entender os interesses e as afinidades do público e da comunidade de que faz parte para gerar conteúdo e contar histórias. Ser mais um na multidão não é um problema. O desafio é não ser só mais um na própria comunidade”, explica.
Ouça aqui: