Acompanhe:

Media Hero usa IA para dizer quanto, onde e como investir em marketing

Empresa criada por Marcelo Ferronato e Gustavo Ioschpe usa machine learning e big data para otimizar resultados de negócio, das vendas à imagem de marca

Modo escuro

Continua após a publicidade
Mensurar retorno dos investimentos é desafio das equipes de marketing.  (MEDIA HERO/Divulgação)

Mensurar retorno dos investimentos é desafio das equipes de marketing. (MEDIA HERO/Divulgação)

Mensurar o retorno dos investimentos é uma das maiores dores das equipes de marketing. Qual é a distribuição ideal entre mídia, trade marketing e participação em eventos? Como combinar branding e performance? Dá para medir o real impacto dos influenciadores?

Integrar todos os investimentos para que eles remem na mesma direção é fundamental. Mas nunca foi tarefa fácil. As fontes de dados raramente se conversam, todo dia surge um novo formato de mídia, e o comportamento das pessoas muda em uma velocidade difícil de acompanhar.

IA na estratégia de marketing

Usando inteligência artificial e milhares de dados sobre o comportamento dos brasileiros, a Media Hero veio para trazer mais eficiência a essa equação. A solução ajuda CMOs e agências a navegar nesse mar de incertezas e permite que CEOs e CFOs vejam de forma mais clara a conexão entre investimento e retorno.

Cruzando informações dos anunciantes com uma base proprietária, que agrega mais de 17 mil fontes de dados, o algoritmo da Media Hero prescreve onde alocar o orçamento, por plataforma, por canal, formato e região – de maneira recorrente e automatizada. A recomendação leva em conta desde plataformas digitais até o mundo físico, da TV Globo ao Google, do Instagram ao TikTok, dos materiais de pontos de venda à mídia exterior, do trade marketing à distribuição de amostras.

Solução a partir de experiência

A empresa, que opera em modelo de SaaS, foi fundada por quem já sentiu a dor de perto, em conjunto com quem há tempos já trabalha na solução.

Ex-diretor de marketing da Red Bull, Marcelo Ferronato tem 15 anos de experiência no setor, com passagens por McDonald's, P&G, Dr.Consulta e Burger King. Gustavo Ioschpe é fundador e CEO da Big Data, empresa de IA que ajuda as áreas de vendas da L'Oréal, Krad Heinz, Nivea, Johnson & Johnson, Sanofi, Kimberly-Clark e dezenas de outras empresas a definirem quais produtos vender em cada loja, a qual preço, em milhões de pontos no Brasil.

“Sempre foi um desafio cruzar a ponte entre investimento e retorno nos planos de marketing. O caminho é mais curto quando só consideramos mídias digitais, mas ele pode ser míope. Todos os outros pontos de contato do consumidor com a marca constroem a venda. Com as milhares de variáveis que a Media Hero coleta, a gente conecta todos os pontos, e mostra onde está a maior oportunidade para capturar essa venda”, diz Ferronato.

“Na Big Data, já vimos o potencial do uso de machine learning para equipes de vendas, gerando mais de R$ 1 bilhão de faturamento adicional auditado aos nossos clientes, usando nossos milhares de pontos de dados georreferenciados. Agora é hora de aplicar a metodologia a um novo produto, que nasceu aqui e ganhou vida própria”, afirma Ioschpe.

As equipes de marketing do Nubank, Grupo Iguatemi e da startup Tipspace já apostam na solução da Media Hero, assim como as agências Wieden+Kennedy, AlmapBBDO e David. A empresa fechou uma rodada recente de captação liderada pela Lanx Capital. Completam o grupo de investidores Gabriela Onofre, Rony Rodrigues, Felipe Oliva, Raul Tichauer, Marcos Angelini e Eduardo Kim.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Carolina Fernandes: Creators 3.0, a nova era dos influenciadores

Trends: Posts interativos e a arte de engajar

Burger King responde à concorrência com uso de IA para alavancar marketing

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Elon Musk: até o ano que vem, a IA superará a inteligência humana
Inteligência Artificial

Elon Musk: até o ano que vem, a IA superará a inteligência humana

Há 3 horas

Padilha diz que projeto que regulamenta IA deve ser votado "o mais rápido possível"
Brasil

Padilha diz que projeto que regulamenta IA deve ser votado "o mais rápido possível"

Há 4 horas

Criador do blockchain Cardano diz que cripto e IA "sofrem com o mesmo problema"
Future of Money

Criador do blockchain Cardano diz que cripto e IA "sofrem com o mesmo problema"

Há 20 horas

Elon Musk orienta uso de rede virtual privada para acessar o X no Brasil
Tecnologia

Elon Musk orienta uso de rede virtual privada para acessar o X no Brasil

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais