O Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo (Anna Quaglia / EyeEm/Getty Images)
Bússola
Publicado em 16 de julho de 2021 às 19h35.
Última atualização em 17 de julho de 2021 às 14h37.
Por Millena Galdino, da Bússola
Toda a experiência nas fazendas centenárias de cacau, a produção de alta tecnologia nas fábricas de chocolates e um roteiro de viagem por esse universo serão tema de uma live gratuita no próximo domingo, 18, às 18h30, com Juliana Ustra.
O evento faz parte do projeto Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, que nasceu em 2013, criado pela própria Juliana. O projeto narra sua experiência, no sul da Bahia, enquanto pesquisadora para difundir o conhecimento e a valorização do ciclo do cacau no Brasil, desde as pessoas que trabalham na produção até o seu destino, que é o consumidor.
No Brasil, existem hoje mais de 90 mil produtores de cacau, e o país é um dos maiores fornecedores do fruto no mundo. “Parte do alimento que sai do Brasil é cultivado dentro de florestas preservadas, as chamadas cabrucas”, afirma Juliana.
Historicamente, o cacau foi importante para a economia, como nos anos de 1905 e 1910, em que o Brasil liderou mundialmente a produção do fruto. Para o setor de turismo, as vivências em fazendas de cacau também são um potencial para o mercado interno.
E o consumo de chocolate aumentou durante a pandemia do coronavírus. “O chocolate pode ser feito em casa e traz uma experiência prazerosa, que sentem ali uma espécie de recompensa”, diz.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também