Exame Logo

Grupo Soma realiza evento pioneiro no Brasil

Abordando os principais desafios do setor têxtil, como a procura por mão de obra qualificada, a 2ª Convenção de Fornecedores contará com atividades e parceiros de negócios para orientar e qualificar ainda mais a cadeia produtiva do Grupo

Evento ocorrerá no dia 28 de setembro (Bússola/Acervo pessoal)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de setembro de 2023 às 15h36.

Última atualização em 28 de setembro de 2023 às 13h47.

Atualmente, a busca por mão de obra qualificada é o principal desafio das empresas no setor têxtil. Esse problema pode ser resultado da demanda criada pelas diversas marcas do varejo de moda que, inseridas num mercado altamente competitivo , tem procurado constante evolução e diferenciação, desenvolvendo coleções por meio de processos complexos e com produtos elaborados. A questão não é exclusiva do setor – segundo pesquisa da consultoria ManpowerGroup, a falta de mão de obra qualificada no Brasil chegou à marca dos 81% em 2022 –, mas é certamente um ponto de atenção essencial. Procurando por soluções eficientes, entidades como o Grupo Soma se dedicam a realizar ações voltadas inteiramente ao desenvolvimento da cadeia de fornecedores.

“O desafio está em buscar e treinar uma mão-de-obra de qualidade e um olhar para inovações tecnológicas de maquinário e processos em todos os elos da cadeia, principalmente nas confecções”, afirma o diretor de Sourcing do Grupo SOMA, Vinicios Malfatti. Segundo ele, fomentar a conexão, pensando não apenas no hoje, mas no futuro, é estratégico e transformador. Por esse motivo o grupo criou a sua Convenção de Fornecedores, evento que reúne alguns dos seus principais parceiros como Sebrae, Senai Cetiqt , Welltec, Silmaq, Censi, Audaces e EPSON.

Veja também

2ª Convenção de Fornecedores do Grupo Soma

O evento acontece no dia28 de setembro, no EXC.Rio, que fica no Jockey Club no Rio de Janeiro. São esperados mais de 200 fornecedores e esta edição contará com a participação de todos os players e parceiros de mercado do SOMA, que têm o objetivo de encontrar soluções e formatos de melhoria para a indústria têxtil, tornando-a cada vez mais eficiente e perene. Malfatti afirma que "Diferente de um desdobramento estratégico, onde realizamos a visão do Grupo Soma de como estamos hoje e para aonde vamos, a Convenção desse ano traz a materialização do que muito é se falado no setor sobre construção de um ecossistema único, integrado e com objetivos em comum".

O evento contará com parceiros importantes, que estarão em estandes contribuindo comsoluções para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de moda . São eles:

Para além do evento, o Grupo SOMA também vem criando, ao longo dos anos, soluções para suportar e ajudar as empresas de sua cadeia a se tornarem mais competitivas. Isso inclui iniciativas como desembolso financeiro para melhoria do parque fabril, contratação de pessoas, melhorias de processos, contratação de consultorias, ampliação de galpões, etc. A aproximação com parceiros estratégicos do setor para auxiliar no crescimento dessas empresas é uma forma de atender não apenas o SOMA, mas para todo o setor têxtil no Brasil.

Cultura data driven

Um ponto de destaque na jornada do grupo é a construção de uma cultura pautada em dados – ou data driven – para embasar tomadas de decisões. Uma ação do SOMA que reflete esse compromisso é o programa SOMAR, que sinaliza os fornecedores por meio de critérios de performance, como e por onde ele pode melhorar sua atuação empresarial. Malfatti reforça a ideia e a importância dessa iniciativa, “além de ser uma forma dos fornecedores escutarem os feedbacks como clientes, eles podem ser reconhecidos pelo SOMA e para toda a cadeia de fornecedores de melhor desempenho.”.

A questão da sustentabilidade

Em relação à sustentabilidade ,osfornecedores do SOMA estão adotando abordagens multifacetadas sobre a qualidade do produto. Muitos estão realizando a troca do maquinário convencional pelo eletrônico. As máquinas eletrônicas não produzem gases contribuintes para o efeito estufa, como o CO2, não dissipam calor e promovem, ainda, uma redução energética de 65%, quando comparadas às convencionais. Já no quesito de qualidade, as ações incluem a adoção de maquinário e aparelhagem especializados e customizados, a fim de atingir os padrões necessários.

Uma das inovações estratégicas desta edição do evento é o InovaSOMA, um HUB de inovação dedicado a promover a troca de ideias e a geração de negócios entre os parceiros do Grupo SOMA e a indústria da moda. O InovaSOMA abordará temas cruciais, como inovação em processos, produtos, aparelhos e maquinários, alinhando-se perfeitamente com a visão de futuro e crescimento do Grupo SOMA para os próximos anos.

A programação da convenção inclui painéis de direção, palestras especiais e o prestigioso Prêmio SOMAR, que reconhece os parceiros que mais contribuem para o sucesso do Grupo. Ao final do evento, um coquetel oferecerá a oportunidade aos convidados de ampliar suas redes de relacionamentos e contatos, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade de moda.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola & CIA: mega evento do Safra debate rumos da economia

MKT: O consumidor brasileiro deseja veículos elétricos?

Startups criam assinaturas de cestas de alimentos, energia solar e até escritório virtual

Acompanhe tudo sobre:ModaGrupo SomaIndústria de roupas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame