Bússola
Acompanhe:
Um conteúdo Bússola

Como usar a inteligência artificial na estratégia de marketing em 2023

A tecnologia vem revolucionando a forma de realizar marketing, e a tendência da vez é a utilização de inteligência artificial

Uso de inteligência artificial exige responsabilidade e ética (MR.Cole_Photographer/Getty Images)

Uso de inteligência artificial exige responsabilidade e ética (MR.Cole_Photographer/Getty Images)

G
Glaucia Hora*

21 de janeiro de 2023, 20h01

Há poucos anos, falar sobre inteligência artificial (IA) remetia a ideias futuristas, como cenários dominados por robôs e carros voadores. Todavia, esse instrumento já está presente em várias tarefas do cotidiano atual, mesmo que você ainda não tenha percebido. Por exemplo, ao utilizar uma plataforma de streaming de filmes e séries, certamente você já se deparou com recomendações baseadas em seus gostos pessoais. E adivinhe como isso é possível? Por meio do uso de algoritmos que têm como base a IA.

Agora, imagine como este recurso pode ser uma excelente ferramenta para potencializar a experiência do cliente em diversas ramificações da indústria, inclusive, na otimização da estratégia de marketing da sua marca. De acordo com uma pesquisa realizada pela Morning Consult para a IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em suas operações, sendo que deste total, 30% destina-se à área de marketing e vendas.

Hoje, a IA está presente em diversos tipos de ações de marketing. Esta tecnologia é bastante utilizada na segmentação de públicos, feita com base em dados como idade, gênero, local, interesses e comportamentos de compra. Quando aliada à uma CDP (Customer Data Platform), ferramenta que permite a organização de dados dos clientes de várias fontes em um só lugar, a IA se torna um poderoso instrumento de análise e identificação de padrões e tendências que são bastante úteis na otimização das campanhas de marketing.

A partir da observação dos padrões de comportamento de compra dos consumidores – o que inclui produtos que já foram adquiridos e produtos pesquisados em ferramentas de busca –, é possível prever tendências e criar campanhas hiper personalizadas, que sejam precisamente direcionadas aos clientes em momentos específicos e ofereçam itens com maior probabilidade de compra de acordo com as características de cada um.

Além disso, a utilização da IA permite a criação de conteúdos relevantes e personalizados para os clientes, baseados em suas preferências pessoais. Você pode empregar este recurso na produção de títulos para posts em blogs, publicações nas redes sociais, e-mail marketing ou recomendações customizadas por meio de algoritmos. Estas ações irão resultar em mais conversões e aumentar ainda mais a interação da sua marca com seu público.

E por falar em redes sociais, você pode utilizar a inteligência artificial na análise de sentimentos dos consumidores em relação à sua empresa. A partir dela, é possível saber o que as pessoas pensam sobre você e como estão reagindo às suas campanhas nos canais de comunicação. Dessa maneira, fica mais fácil entender o que está funcionando ou o que não está, de maneira a otimizar a alocação de recursos e tomada de decisões.

Os chatbots alimentados por IA também são uma ótima opção para modernizar sua estratégia de marketing. Eles interagem com os clientes em tempo real, e podem responder perguntas comuns, fornecer suporte, e promover mais interações que simplificam a jornada de compra. Por meio da coleta de dados, os chatbots de IA podem melhorar a experiência do cliente de forma significativa, além de personalizar todo o contato e gerar mais engajamento, seja no website ou nas redes sociais.

De maneira geral, a IA pode ser utilizada para segmentar diferentes públicos, prever comportamentos e tendências para recomendações personalizadas, interagir com clientes de forma significativa e fornecer dados que geram insights para melhorar sua atuação no mercado. Entretanto, é importante manter em mente que esta ferramenta deve ser usada com responsabilidade, ética e uma estratégia bem definida, assim, você poderá obter os melhores resultados em 2023.

*Glaucia Hora é profissional de marketing com experiência em empresas de tecnologia B2B

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

TRENDS: O virtual como extensão do real

Carolina Fernandes: O Marketing Por Trás do Universo Gamer

Olist lança Calendário do E-commerce para guiar lojistas em 2023