Um conteúdo Bússola

Bússola Cultural: semana tem Força do Canto Feminino, Marrom e mais

Confira toda quinta-feira sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo
Marrom, o Musical estreia no Teatro Sérgio Cardoso (Bússola/Divulgação)
Marrom, o Musical estreia no Teatro Sérgio Cardoso (Bússola/Divulgação)
B
Bússola

Publicado em 30/06/2022 às 17:39.

Última atualização em 30/06/2022 às 17:51.

Por Bússola 

Que sufoco... 

Os ingressos para o musical sobre a trajetória pessoal e artística da cantora Alcione, a Marrom, começam a ser vendidos a partir desta sexta-feira (1). Até 20 de julho, os ingressos terão desconto de 50%. Carol Roberto, finalista do The Voice Kids, vai interpretar a primeira das três fases da cantora no musical que vai contar a história de Alcione da infância a Rainha do Samba. A estreia do espetáculo acontece dia 26 de julho no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento gerido pela Amigos da Arte no bairro do Bixiga. 

(Bruna Brandão /Reprodução)

“E como ficou chato ser moderno” 

Para quem quer curtir o frio ao som da melhor música clássica, prepare as malas para a cidade de campo mais famosa do estado de São Paulo. A 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado (2) e contará com mais de 80 concertos, 90% deles totalmente gratuitos. Os espetáculos serão distribuídos em sete palcos e divididos em quatro locais da cidade, além da sala São Paulo, na capital paulista. Com o tema “Modernos Eternos”,inspirado no início do poema Eterno de Carlos Drummond de Andrade (“E como ficou chato ser moderno. Agora serei eterno”), o Festival apresenta programação focada no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, completados em fevereiro. 

para mais informações, acesse o site do Festival, aqui 

Entrevista com Gabeu na plataforma #CulturaEmCasa (Bússola/Divulgação)

Tu acha? 

A plataforma de streaming e vídeo por semana #CulturaEmCasa apresenta a entrevista com Gabeu, filho de Solimões, da dupla Rio Negro & Solimões, como parte do Projeto “Bysha, tu acha?”, uma websérie de entrevistas com 4 episódios. Neste episódio, Gabeu, músico, criador do “pocnejo” e dono do álbum “Agropoc”, fala da importância da pessoa LGBTQIAP+ ocupar diferentes espaços no meio artístico, como a cena sertaneja. “Bysha, tu acha?” aborda assuntos importantes sobre a comunidade LGBTQIAP+ e convida artistas e personalidades relevantes para apresentar um conteúdo de valor sociocultural no contexto político nacional.  

acesse aqui 

Roberta Ribeiro, faz Dona Ivone Lara, e Ester Freitas, como Clementina de Jesus (ao fundo) (Bernardo Cartolano /Divulgação)

A força feminina 

Enaltecer grandes talentos negros femininos da nossa música para rever e reviver seu legado, propor diálogo para sucumbir preconceitos. Esses são alguns dos objetivos do “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, espetáculo inédito produzido pela Aventura, que estreia no Teatro Sérgio Cardoso, gerido pela Amigos da Arte. O espetáculo une teatro musical e fórum de ideias, e é dividido em seis diferentes temas, apresentados um a cada semana, focado em um período histórico-cultural como a Era do Rádio, por exemplo, que contava com a magnitude das vozes de Elizeth Cardoso e Carmen Costa. O “musical em formato de série” passará ainda pelo Samba, Bossa Nova, Pop Soul brasileiro entre outros eixos temáticos. Verônica Bonfim, cantora, compositora, escritora, atriz e ativista será a apresentadora do espetáculo. No elenco, Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown, e participações especiais. Durante cada espetáculo da série, enquanto a história se desenvolve, haverá a participação de uma debatedora, como Djamila Ribeiro, Érika Hilton, Adriana Barbosa, Ana Paula Xongani, Nina Silva, Patrícia Santos, entre outras, promovendo um diálogo entre gerações. 

a partir de 30 de junho (quinta-feira) no Teatro Sérgio Cardoso; disponível ao vivo pela plataforma #CulturaemCasa; mais informações, acesse aqui 

Parque Estadual Serra do Mar - Caminhos do Mar Itutinga (Bússola/Divulgação)

Túnel do tempo 

Ler a história do Brasil nos livros é uma coisa. Presenciar os locais por onde ela passou é outra. E unir as duas coisas ajuda não só os mais jovens, como qualquer cidadão, a fazer uma viagem no tempo e a entender melhor o país. É com essa proposta que o Parque Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, promove várias atividades, inclusive trilhas que trazem a história de São Paulo e do Brasil. Entre os trajetos está o que Dom Pedro I passou antes de dar o ‘grito do Ipiranga’ e a da Estrada Velha de Santos que contempla atrativos como o Rancho da Maioridade, a Calçada do Lorena e outras construções do século 18 que contribuíram para o desenvolvimento de São Paulo. 

mais informações, acesse a Agenda Bonifácio ou o site do Parque Estadual Serra do Mar, aqui 

Festival Risadaria no Teatro Sérgio Cardoso (Bússola/Divulgação)

Risadaria 

Com programação entre 1º e 25 de julho, o Festival Risadaria terá espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento gerido pela Amigos da Arte. A agenda inclui shows exclusivos para o público infantil e também atrações especiais para adultos. As crianças poderão aproveitar apresentações como “Precisa-se de Mágico”, “Como Montar Seu Varal”, “De Mentira”, “Peripécias”, “Planeta Zulpeta”, “Histórias de Quase Medo”, “Raiow Rainhas”, “O Botão Mágico”, “Trinca”, “A Alegria do Circo”, “Luz e Alegria No Mundo do Circo”, “Tuingo e Bastião, Uma Dupla do Baião” e “Warley Santana e Seus Bonecos”. Para os adultos haverá exibições com nomes como Bruno Motta, Victor Sarro, Cauê Marrom, Gui Preto, Paloma Santos, Fernando Pedrosa, Ben Ludmer, Bruna Braga, LC Galleto, Cintia Rosini, Viviana Freitas, Santiago Mello e Guto Andrade. 

Teatro Sérgio Cardoso, às 11h e às 16h, nos sábados e domingos; e 19h, às segundas e em uma sexta-feira do mês, gratuito; a distribuição de ingresso acontecerá quarenta minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação do espaço  

Peça mostra mulher que conta histórias de seu povo (Bússola/Divulgação)

Exilius 

O Panorama #CulturaSP apresenta “Exilius”, criação do Grupo Matula Teatro. A peça mostra uma mulher que, dentro de um carrinho de mão repleto de areia, conta histórias de seu povo, de seu passado e de sua trajetória. “Exilius” nasce a partir do encontro de uma atriz com uma menina saharaui e a curiosidade daquela em conhecer o mundo de sua nova amiga. A dramaturgia criada caminha entre a memória e a ficção, revelando ora desamparo, ora esperança, pondo em cena um organismo que reflete o corpo real que sofre e o desejo de luta de um povo oprimido por um novo mundo. 

disponível pela plataforma #CulturaEmCasa, acesse aqui 

Elenco de West Side Story no Theatro São Pedro a partir de 7 de julho (Heloísa Bortz/Divulgação)

Amores impossíveis 

O Theatro São Pedro apresenta o aclamado "West Side Story'', de Leonard Bernstein. O espetáculo integra o eixo da temporada que reúne uma trilogia dos amores impossíveis, que traz títulos que retratam com linguagens musicais distintas o drama dos amantes que não conseguem viver juntos seu amor. O libreto é de Arthur Laurents e letras de Stephen Sondheim versão em português de Claudio Botelho e Charles Möeller. A direção artística é de Claudio Botelho e Charles Möeller, a direção musical de Cláudio Cruz e a coreografia de Mariana Barros. 

Theatro São Pedro, de terça a domingo, de 8 de julho a 7 de agosto; ingressos disponíveis somente na bilheteria digital do Theatro; acesse aqui para mais informações 

Sentem para jantar, da série Atualizações Traumáticas de Debret (Cortesia-Galeria-Superficie_Ge-Viana/Divulgação)

Necrobrasiliana 

O Museu Paranaense, em Curitiba, apresenta a exposição Necrobrasiliana. São obras de 12 artistas contemporâneos que ressignificam a memória colonial presente na coleção Brasiliana. A mostra é fruto de uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE) e tem curadoria de Moacir dos Anjos. Integram a mostra coletiva obras de Ana Lira, Dalton Paula, Denilson Baniwa, Gê Viana, Jaime Lauriano, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sidney Amaral, Tiago Sant’Ana, Thiago Martins de Melo, Yhuri Cruz e Zózimo Bulbul. 

para mais informações sobre a mostra, acesse a Agenda Bonifácio, plataforma gerida pela Amigos da Arte que conta com ampla programação cultural sobre o bicentenário, além de fatos históricos, entrevistas e muito mais, acesse aqui 

A história de Barbara Heliodora, a heroína da Inconfidência Mineira, será contada no Museu Catavento (Bússola/Divulgação)

Personalidades históricas 

Uma vez por mês, o Museu Catavento, região central de São Paulo, vai dar destaque a personalidades da história brasileira, conhecidas ou não do grande público e que tiveram participação direta ou indireta da Independência do Brasil. As histórias serão contadas por meio de vídeos em apresentações gratuitas. A primeira será Maria Felipa, seguida por Thomas Cochrane, Tiradentes, Frei Caneca e Barbara Heliodora (foto). 

para mais informações, acesse a Agenda Bonifácio, plataforma que reúne programação cultural, atividades, entrevistas e muita história sobre os 200 anos de independência do Brasil 

Cléo Páris na leitura de “Intradoxus: Movimento Perpétuo” (Bússola/Divulgação)

Leituras Modernistas 

#CulturaEmCasa apresenta “Intradoxos” como parte do ciclo de Leituras Modernistas da plataforma. Uma ode à poesia de sintaxe matemático-sonora, o livro “Intradoxos: Movimento Perpétuo”, de Márcio-André, é o ponto de partida para essa leitura encenada. Cléo de Páris ocupa a cena e empresta seu instrumento a esse trabalho que dialoga com experimentações literárias do último século..Intradoxos é uma poesia inovadora, que se constrói dizendo o nada dos seus objetos. O próprio poeta desaparece no que se torna um outro de si. Mas Márcio-André não se conforma em desaparecer sem obrigar o objeto a expor-se, uma exposição que é sempre uma explosão. 

disponível aqui 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

100 anos da semana de arte moderna e a regulamentação de direitos autorais 

Bússola Cultural: semana tem orgulho, Beatles e imigração 

Canal especializado em varejo e vendas estreia nesta quarta