Bússola

Um conteúdo Bússola

Anúncio da Fiocruz é mais um exemplo de concorrência benigna com Butantan

População quer vacinas venham de onde vierem, desde que sejam seguras e eficazes no combate ao coronavírus

 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

(Tomaz Silva/Agência Brasil)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 8 de abril de 2021 às 20h26.

Informa a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, que a instituição planeja distribuir a partir de setembro vacinas contra a Covid-19 fabricadas com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) nacional. Será um avanço importante.

Aliás, a corrida entre a Fiocruz e o Butantan para ver quem fabrica antes e oferece mais vacinas contra o SARS-CoV-2 aos brasileiros tem sido exemplo de concorrência benigna. Outro caso benigno é a luta de governadores para trazer a Sputnik V. A população quer vacinas, venham de onde vierem.

Desde que sejam seguras e eficazes, claro. Mas o fato de uma vacina já estar certificada em dezenas de países deveria falar por si só. Estamos em situação emergencial. E situações emergenciais exigem atitudes não convencionais.

Infelizmente, a segunda onda da Covid-19 veio antes de estarmos plenamente preparados para vacinar a grande maioria da população. As razões são conhecidas. Houve fatores conjunturais, mas também estruturais. O principal é nossa deficiência científica e industrial.

Entre os países que não fabricam vacinas, o Brasil é o que até agora mais vacinou, em números absolutos. A afirmação diz algo sobre nossa capacidade de superação, mas também sobre nossas falhas. Estamos por enquanto nos superando, mas apenas para remediar falhas que vêm lá de trás.

*Alon Feuerwerker é analista político da FSB Comunicação.

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiavacina contra coronavírusFiocruzInstituto ButantanSputnik VBússola Análise do Alon

Mais de Bússola

Por que as Big Techs estão abandonando os benefícios corporativos genéricos

Empresa brasileira entra para rede global de parceiros da Anthropic

Colaboração entre marcas do Rio de Janeiro aposta em bebida proteica

Opinião: a próxima fronteira da educação financeira é o crédito