Acompanhe:

Vai ter greve do Metrô e CPTM hoje? Veja quais linhas são afetadas

Os trabalhadores afirmam que a paralisação é um ato contra as privatizações e terceirizações em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas, como da Sabesp, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo

Modo escuro

Continua após a publicidade
Greve: linhas dos Metrô e CPTM devem ser afetadas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Greve: linhas dos Metrô e CPTM devem ser afetadas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os sindicatos dos servidores do Metrô, CPTM e Sabesp aprovaram na última semana uma greve unificada no próxima terça-feira, 28. Os trabalhadores afirmam que a paralisação é um ato contra as privatizações e terceirizações em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas, como da Sabesp, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Segundo os servidores, a greve unificada terá a participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp, Metrô, da rede de ensino estadual e municipal, profissionais da saúde e da Fundação Casa. Professores da rede municipal e estadual prometem participar das manifestações, mas não confirmaram se vão paralisar amanhã.

Os sindicatos do Metrô e da CPTM afirmam que podem trabalhar normalmente no dia da greve caso o governo do estado não cobre passagem da população. O governador Tarcísio de Freitas negou a possibilidade e entrou na Justiça para que 100% do efetivo trabalhe no horário de pico. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que as duas categorias funcionem nos horários de pico. Em caso de descumprimento a multa será de R$ 700 mil ao sindicato dos metroviários e de R$ 600 mil aos ferroviários. 

As linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata não devem funcionar na terça-feira. Na CPTM, as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também não devem operar. As linhas 4-amarela, 5-lilás, 8-diamante e 9-esmeralda vão operar normalmente em meio à greve -- elas são administradas pela iniciativa privada. Ainda não está claro se a paralisação dos trabalhadores da Sabesp terá algum impacto para a população.

No dia 3 de outubro, uma greve unificada com os servidores do Metrô, CPTM e Sabesp teve grande impacto na capital paulista, que registrou mais de 600 km de lentidão. O rodízio foi suspenso e as administrações estadual e municipal decretaram ponto facultativo. Apenas as creches e escolas municipais e postos de saúde funcionaram. Escolas da rede estadual ficaram fechadas. As linhas do Metrô não funcionaram durante todo o dia e a CPTM teve linhas com operação parcial ou fechadas. Em meio à greve, a linha 9-esmeralda apresentou falha elétrica e os trechos entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré foram paralisados.

Veja situação da greve Metrô e CPTM agora

As linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata funcionam de forma parcial nesta terça-feira. Na CPTM, as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também operam parcialmente. As linhas 4-amarela, 5-lilás, 8-diamante e 9-esmeralda vão operar normalmente em meio à greve -- elas são administradas pela iniciativa privada. Ainda não está claro se a paralisação dos trabalhadores da Sabesp terá algum impacto para a população.

Situação das linhas atualizada às 9h15 pelo governo do estado.

Metrô

  • Linha 1- Azul: funcionando de Tiradentes até Ana Rosa com intervalo de 6 minutos
  • Linha 2- Verde: Alto do Ipiranga até Clínicas com intervalo de 6 minutos
  • Linha 3-Vermelha: Bresser até Santa Cecília com intervalo de 5 minutos
  • Linha 4-Amarela (ViaQuatro): funcionamento normal
  • Linha 5-Lilás (Via Mobilidade): funcionamento normal
  • Linha 15- Prata: fechada

CPTM – em operação parcial desde às 5h

  • Linha 7- Rubi: funcionando de Luz a Caieiras com intervalo de até 8 minutos
  • Linha 8- Diamante (Via Mobilidade): funcionamento normal
  • Linha 9- Esmeralda (Via Mobilidade): linha em operação e trecho entre Pinheiros a Jaguaré operando via singela
  • Linha 10- Turquesa: fechada
  • Linha 11-Coral: Luz até Guaianases com intervalo de até 6 minutos
  • Linha 12- Safira: Brás até Calmon Viana com intervalo de até 8 minutos
  • Linha 13- Jade: Engenheiro Goulart até Aeroporto de Guarulhos com intervalo de até 30 minutos
    Com a chegada mais profissionais na CPTM, a previsão é que a Linha 10 – Turquesa funcione das 10h às 15h entre as estações Brás e Mauá.

As integrações estão funcionando mas estações que estão abertas.

Pressão contra privatizações

Desde junho, os metroviários e ferroviários realizam publicações para pressionar a gestão Tarcísio a rever o plano de concessões de linhas do Metrô. Em janeiro, logo após a posse, Tarcísio afirmou que tinha planos para privatização das linhas do Metrô. Os estudos de viabilidade da concessão das linhas 1, 2 e 3 para a iniciativa privada devem ser anunciados nos próximos meses. Em abril, o governador autorizou estudos de concessão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, além da futura linha 14-Ônix. A administração estadual já assinou um contrato com a IFC (Corporação Financeira Internacional) do Banco Mundial para fazer a modelagem das concessões.

O Sindicato dos Trabalhadores da USP também aprovou uma paralisação das atividades para hoje em apoio à greve do Metrô, da CPTM  e da Sabesp.

Ônibus de SP estão funcionamento hoje?

Sim, os ônibus funcionam normalmente durante a paralisação do Metrô e CPTM. A prefeitura anunciou um reforço da frota para atender a população.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados
Brasil

Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

Há 3 horas

Moraes mantém depoimento de Bolsonaro e nega acesso à delação de Cid
Brasil

Moraes mantém depoimento de Bolsonaro e nega acesso à delação de Cid

Há 3 horas

Lewandowski autoriza envio da Força Nacional para Mossoró, onde os fugitivos estariam escondidos
Brasil

Lewandowski autoriza envio da Força Nacional para Mossoró, onde os fugitivos estariam escondidos

Há 4 horas

Desenrola das empresas pode ter 8 milhões de beneficiados, diz Márcio França
Brasil

Desenrola das empresas pode ter 8 milhões de beneficiados, diz Márcio França

Há 5 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais