Urna roubada em SP é encontrada por morador de rua

Os lacres do equipamento estavam intactos o que garante, de acordo com o TRE, que a mídia de resultado e o flash da votação não foram alterados

São Paulo – A urna eletrônica que foi furtada na zona leste, na madrugada de domingo – dia da eleição – foi encontrada por um morador de rua, que não teve o seu nome divulgado. De acordo com comunicado da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a urna foi encontrada dentro de um saco na Avenida Professor Osvaldo de Oliveira, nas imediações do colégio de onde foi levada. Os lacres do equipamento estavam intactos o que garante, de acordo com o TRE, que a mídia de resultado e o flash da votação não foram alterados. O microterminal, que acompanha a máquina, não foi encontrado.

Segundo a nota do TRE, o próprio morador de rua comunicou a polícia militar que havia encontrado a urna eletrônica, que estava “suja e com sua chave quebrada”. A polícia ainda não tem indícios dos autores do furto. De acordo com o código eleitoral, no artigo 340, “está sujeito à reclusão de até três anos, além do pagamento de 3 a 15 dias-multa, quem subtrai urna de uso exclusivo da Justiça Eleitoral”.

De acordo com o TRE, o furto não impediu a realização da votação na 405ª Zona Eleitoral, responsável pela urna, fica no Conjunto José Bonifácio, região Leste da capital, porque ela foi substituída.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.