Brasil

União Brasil confirma Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência

Bivar deve ser indicado pelo União Brasil para ser o "candidato único" que será anunciado em 18 de maio em acordo com o PSDB, o MDB e o Cidadania

Luciano Bivar: presidente nacional do União Brasil é confirmado pré-candidato à Presidência (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Luciano Bivar: presidente nacional do União Brasil é confirmado pré-candidato à Presidência (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 14 de abril de 2022 às 14h22.

Última atualização em 14 de abril de 2022 às 14h23.

Em reunião virtual nesta quinta-feira, 14, a Executiva Nacional do União Brasil aprovou, por unanimidade, a indicação do presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), como pré-candidato à Presidência da República. Para que ele seja oficialmente candidato, a decisão precisa ser confirmada em convenção do partido.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

Bivar deve ser indicado pelo União Brasil para ser o "candidato único" que será anunciado em 18 de maio em acordo com o PSDB, o MDB e o Cidadania. "A partir de agora, conforme combinado previamente, o União Brasil se reunira com os demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso", disse a legenda, em nota.

Além de Bivar, estão entre as opções dos partidos a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). O Cidadania não tem pré-candidato. As convenções partidárias, quando os candidatos serão oficialmente chancelados, devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral.

Segundo o União Brasil, Bivar se afastará da mesa de negociações e deixará a tarefa de conversar sobre o nome de consenso a cargo do vice-presidente nacional do partido, Antônio de Rueda; do líder da legenda na Câmara, Elmar Nascimento; e do líder no Senado, Davi Alcolumbre.

Com a decisão unânime da legenda, o ex-juiz Sergio Moro fica ainda mais afastado da possibilidade de ser candidato à Presidência. A intenção do partido é que ele concorra a deputado federal pelo estado de São Paulo.

Moro deixou o Podemos, partido ao qual havia ingressado em novembro de 2021, e passou a integrar o União Brasil em março deste ano, com o compromisso de abrir mão da candidatura à Presidência. Dias depois de se filiar ao União Brasil, entretanto, o ex-ministro de Bolsonaro afirmou que não tinha desistido de nada.

 

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Luciano BivarUnião Brasil

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter decisão de Dino que liberou emendas com regras mais rígidas

Alexandre de Moraes cobra manifestação da PF em inquérito que investiga Elon Musk

Esmeralda avaliada em R$ 1 bilhão será leiloada em Salvador