Brasil

Um ano após posse, 107 prefeitos têm mandato cassado

Um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram


	Urna eletrônica: estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um)
 (Elza Fiúza/ABr)

Urna eletrônica: estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 15h34.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília – Um levantamento divulgado hoje (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram.

A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% das trocas.

Segundo os dados, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo.

Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (10).

Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

Acompanhe tudo sobre:Política no Brasilcidades-brasileirasPrefeiturasCassações

Mais de Brasil

Brasil registra a 5ª maior alta do PIB no mundo no 2º trimestre de 2026

Os 4 pontos para entender por que o PIB cresceu 0,5% no 2º tri de 2026

Pesquisa Real Time Big Data: Lula e Flávio Bolsonaro têm empate numérico no 2º turno, com 44%

Pesquisa Real Time: Lula lidera com 38%, Flávio tem 30% e Cury sobe para 11% no 1º turno