Brasil

UDN está de portas abertas para Bolsonaro, diz presidente da sigla

Convite do partido que ainda está em fase de criação ocorre depois de indícios de desavenças entre o presidente e o PSL

Jair Bolsonaro: presidente disse a apoiador para "esquecer o partido [PSL]" (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: presidente disse a apoiador para "esquecer o partido [PSL]" (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 15h32.

Última atualização em 8 de outubro de 2019 às 19h33.

São Paulo — Fundador e presidente da UDN - partido que está em fase final de criação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, o ativista Marcus Alves disse nesta terça-feira, 8, ao jornal O Estado de S. Paulo, que a sigla deve ser homologada em meados de novembro.

Estará, portanto, apta a registrar candidatos para as eleições do ano que vem. "Só falta homologar os diretórios de alguns Estados", afirmou. O jornal apurou que o dirigente tem conversado com interlocutores do clã Bolsonaro, que tem enfrentado crises internas no PSL.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a falar a um apoiador nesta terça-feira que era para ele "esquecer" a sigla pela qual ele se elegeu e acrescentou que o presidente da legenda, o deputado Luciano Bivar (PE), "está queimado para caramba". "Estamos de braços abertos para a família Bolsonaro", disse Alves.

Em fevereiro, o jornal revelou que o clã Bolsonaro negociava migrar para nova UDN, reedição da antiga União Democrática Nacional. Aliados da família contam que outra opção é o Patriotas, partido que chegou a negociar com Bolsonaro antes das eleições.

União Democrática Nacional foi um partido político brasileiro fundado em 1945, opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora. A sigla defendia, entre outras coisas, a abertura da economia para o capital estrangeiro. O partido foi extinto pelos militares no período da ditadura. Agora a legenda passa por uma reedição e já está na fase final no TSE.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroPartidos políticosPSL – Partido Social Liberal

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp