Brasil

SUS tem novo aparelho para tratar próstata em SP

Equipamento custou R$ 300 mil e pelo menos 60 pacientes já foram operados com ele

De modo pouco invasivo, o aparelho vaporiza o interior da glândula e desobstrui o canal da urina. Com isso, o paciente volta a urinar sem dor (National Cancer Institute)

De modo pouco invasivo, o aparelho vaporiza o interior da glândula e desobstrui o canal da urina. Com isso, o paciente volta a urinar sem dor (National Cancer Institute)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 14h13.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - O Centro de Referência em Saúde do Homem, hospital ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, está usando um novo tipo de laser para tratar pacientes com tumores benignos da próstata ou com câncer de próstata em estágio avançado.

O equipamento, que custou R$ 300 mil, está em uso há cerca de dois meses e ao menos 60 pacientes já foram operados com a tecnologia. Ele é usado para desobstruir o canal da uretra, que fica bloqueado quando a próstata está muito aumentada, causando dificuldades para urinar.

De modo pouco invasivo, o aparelho vaporiza o interior da glândula e desobstrui o canal da urina. Com isso, o paciente volta a urinar sem dor.

"A bexiga é parecida com o músculo cardíaco, precisa funcionar sob baixa pressão. Se há esse estreitamento do canal, a bexiga precisa de mais pressão para funcionar. Com o tempo, o músculo pode entrar em falência e o paciente precisará de sonda para urinar", diz o urologista Joaquim Claro, diretor do centro. Segundo ele, é o primeiro equipamento desse tipo no SUS.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeCâncerDoenças

Mais de Brasil

Governo anuncia medidas contra assédio eleitoral no trabalho

Lula virou 16 distritos de São Paulo no 2º turno; veja como cada região votou

Anvisa aprova 5 novas canetas para diabetes e obesidade

Anatel vai exigir biometria obrigatória para linhas de celular; veja quem terá que fazer