STF tem quatro votos para tornar réus mais 250 investigados pelo 8/1
Moraes, Toffoli, Mendes e Rosa Weber já se manifestaram no processo
Agência de notícias
Publicado em 19 de maio de 2023 às 06h34.
O Supremo Tribunal Federal ( STF ) registrou nesta quinta-feira, 18, quatro votos para tornar réus mais 250 envolvido s nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o quinto grupo de investigados, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República ( PGR ).
O julgamento foi iniciado na última terça-feira, 16, e será finalizado na próxima segunda-feira, 22. A análise ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial.
- Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro
- STF tem 4 votos para tornar réus mais 250 denunciados por atos de 8/1
- STF julga mais 250 denúncias sobre atos golpistas até esta segunda
- Maioria do STF decide por condenar Fernando Collor
- Defesa de Anderson Torres diz que confia e acredita na Justiça e que STF agiu de forma correta
- Fux diz que Congresso deve parar de judicializar a política e lidar com ônus de suas propostas
Votos
O primeiro voto inserido no sistema foi proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, a favor das denúncias. Em seguida, votaram os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Gilmar Mendes.
Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa.
O julgamento das primeiras denúncias começou no mês passado. Até o momento, a Corte tornou réus cerca de 800 investigados.
LEIA TAMBÉM: