Brasil

STF decide sobre compartilhamento de investigação do metrô

O acesso à investigação foi pedido pela comissão de sindicância do Ministério Público Federal em São Paulo


	Rodrigo Janot: em outubro, o procurador-geral da República determinou que o MPF esclareça a suposta falha do procurador que impediu a tomada de depoimento de supeitos (Wilson Dias/ABr)

Rodrigo Janot: em outubro, o procurador-geral da República determinou que o MPF esclareça a suposta falha do procurador que impediu a tomada de depoimento de supeitos (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 12h35.

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello deve decidir esta semana se autoriza o compartilhamento das informações do inquérito sobre o suposto esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo.

O acesso à investigação foi pedido pela comissão de sindicância do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, que verifica a conduta do procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pelo caso.

Em outubro do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou que o MPF esclareça a suposta falha do procurador que impediu a tomada de depoimento de três supeitos.

A falha fez com que o Ministério Público suíço arquivasse o processo contra os investigados pelo fato de o MPF em São Paulo não ter atendido ao pedido, feito em 2011.

O ministro Marco Aurélio, que é relator do processo que investiga o suposto cartel do metrô de São Paulo, deverá autorizar a quebra de parte do sigilo da investigação, além de determinar o desmembramento do processo.

Com a decisão, apenas parlamentares citados no processo devem responder às acusações no STF.

“O sigilo eu vou preservar no que a lei impõe, agora, no mais, não. Vamos abrir inclusive os nomes dos envolvidos. E o desmembramento para mim é algo claro, devemos evitar o que houve na AP 470 [o processo do mensalão]”, disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataisCorrupçãoEscândalosFraudesmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoSupremo Tribunal Federal (STF)Metrô de São Paulo

Mais de Brasil

CPMI do INSS recorre contra decisão de Dino que anulou quebra de sigilo de Lulinha

Alessandro Vieira protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Toffoli

Moraes determina ao governo do Rio a transferência de Domingos Brazão a presídio estadual

Lula e Flávio devem participar de posse de Kast, presidente do Chile