Brasil

“Sem Tiririca, Brasília mica”, é novo slogan do deputado

Em programa oficial de seu partido, PR, o deputado federal Tiririca – que antes dizia querer deixar a vida de político – anuncia que continua em 2014 e já começa a ensaiar bordões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 14h02.

São Paulo – O deputado federal Tiririca (PR-SP) já começa a ensaiar os novos slogans de campanha que deve utilizar em 2014, quando é provável que tente a reeleição para a Câmara dos Deputados. Sem Tiririca, Brasília mica, diz ele no novo programa partidário do PR, que irá ao ar hoje à noite, às 20h30 (veja a partir dos 9 minutos e 20 segundos no vídeo abaixo).

O bordão segue ideia semelhante ao mote que tornou sua campanha famosa em 2010 – vote Tiririca, pior do que tá não fica – quando ele causou polêmicas e enfrentou processo por supostamente ser analfabeto, o que é vedado pela legislação eleitoral.

O Supremo Tribunal Federal (STF), aliás, deve decidir hoje se aceita um recurso do Ministério Público Eleitoral para que a ação seja reaberta.

No vídeo em questão, a aparição de Tiririca funciona como uma espécie de anúncio oficial de que o comediante continuará na vida pública em 2014. Ele já havia dado entrevistas nesse sentido em maio deste ano.

Foi quando mudou radicalmente de discurso. Até então, o palhaço tinha ganho (mais) fama nas redes sociais com críticas ao trabalho do Congresso que chegaram a ter repercussão internacional.

Eu entrei para ver se poderia ajudar o povo. E estou vendo que não posso. É melhor deixar para alguém mais, disse ele em entrevista à EXAME.com, em março, apenas dois meses antes de mudar de ideia.

O vídeo do PR mostra que Tiririca ainda não está completamente integrado à sigla: depois de nove minutos com um desfile de caciques partidários – incluindo aí o presidente do partido, Alfredo Nascimento, o senador Blairo Maggi, o ministro dos Transportes César Borges e o deputado Anthony Garotinho – o programa simula um fim e a tela fica escura. É quando Tiririca aparece gritando e fazendo graça.

Parô, parô, parô, vocês pensaram que eu não iria falar, era?, pergunta. E completa: eu quero dizer para vocês que continuo na política. Vocês tem que me aguentar porque sem o Tiririca, Brasilia mica, encerra.

Veja abaixo:

//www.youtube.com/embed/jdk67KxVY_M

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Partidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPR – Partido da RepúblicaTiriricaVídeos de Brasil

Mais de Brasil

Governo federal libera mais R$ 1,8 bilhão para ações de apoio ao RS

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas do Cais Mauá para barrar água do Guaíba

PT concorda com revisão de benefícios fiscais, mas critica Tarcísio por aumento para 2025

Onda de frio: temperatura terá queda brusca no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a partir de sexta

Mais na Exame