Brasil

São Paulo faz força-tarefa para vacinar contra hepatite-B

Dados da Secretaria da Saúde indicam que apenas 67% da população entre 15 e 29 anos nessa faixa etária estão imunizados contra a doença


	Vacina: para ficar completamente protegida contra a doença, a pessoa precisa tomar três doses da vacina.
 (Cesar Manso/AFP)

Vacina: para ficar completamente protegida contra a doença, a pessoa precisa tomar três doses da vacina. (Cesar Manso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 16h47.

São Paulo – O estado de São Paulo organiza nesta semana uma força-tarefa para imunizar 4,5 milhões de pessoas contra a hepatite B. A ação é voltada para pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade. Dados da Secretaria da Saúde indicam que apenas 67% da população nessa faixa etária estão imunizados contra a doença.

“A hepatite B é causada por um vírus, que é transmitido pelo contato com sangue contaminado e em relações sexuais sem camisinha. De 5% a 10% dos adultos e adolescentes infectados podem se tornar portadores crônicos desse vírus. E 20% dos portadores crônicos, no decorrer da vida, poderão desenvolver complicações como cirrose e tumor hepático”, diz a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A vacina está disponível em todos os postos de saúde do estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas. “Não há contraindicação, é uma vacina de engenharia genética, inativada. A única possível contraindicação, que ocorre em situações extremamente raras, é uma reação alérgica”, explica Helena.

Além das pessoas com até 29 anos de idade, também poderão ser vacinados gratuitamente contra hepatite B os que fazem parte de grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde. A vacina também é recomendada para maiores de 29 anos, mas, neste caso, não é oferecida pelos postos de saúde.

Para ficar completamente protegida contra a doença, a pessoa precisa tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada um mês depois da inicial e a terceira, após seis meses.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasVacinasHepatite

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos