Acompanhe:

Quarentena em SP: o que abre e fecha a partir de sábado em todo estado 

Recentemente o governo estadual mudou algumas regras do que é serviço essencial. Veja a lista completa

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Eduardo Frazão/Exame)

(Eduardo Frazão/Exame)

G
Gilson Garrett Jr

Publicado em 4 de março de 2021 às, 16h34.

Última atualização em 4 de março de 2021 às, 16h34.

A partir da meia-noite de sábado, 6, todo o estado de São Paulo entra na fase vermelha da quarentena, a mais restrita em que somente os serviços essenciais podem funcionar. A medida tem duração até o dia 19 de março e visa reduzir o número de internações em UTI, que chegou, nesta semana, ao mais alto patamar desde o início da pandemia, com 7.415.

Recentemente o governo estadual mudou algumas regras do que é serviço essencial, incluindo as igrejas e as escolas, e por isso algumas regras ficaram diferentes da primeira restrição implementada em 2020, o que pode gerar uma certa confusão.

De maneira geral, serviços essenciais são aqueles considerados pela gestão paulista como indispensáveis. Estão nesta relação os mercados, postos de gasolina, açougues, segurança pública, e atendimentos de saúde. Restaurantes podem abrir, mas só para serviços de entrega (delivery) ou para levar (veja toda lista abaixo). A venda de bebida alcoólica só é permitida entre 6h e 20h.

Tudo o que estiver fora desta lista, como shoppings, comércio de rua, bares, salões de beleza e academia devem ficar fechado por duas semanas.

Além de só permitir a abertura de serviços essenciais, o governo do estado vai intensificar a fiscalização de deslocamentos e aglomerações no período noturno, das 20h às 5h. Na prática não é um toque de recolher porque não há multas ou sanções para quem estiver fora de casa. Mas a Polícia Militar realiza diversas blitze para verificar se quem está na rua tem um motivo justificável.

Escolas, igrejas e praias

As escolas, tanto públicas quanto privadas, permanecem abertas nas próximas duas semanas. A rede estadual vai manter o ensino remoto, como já vinha ocorrendo. Pais e instituições de ensino têm autonomia para decidir se os alunos precisam de algum atendimento presencial.

A presença não é obrigatória e a orientação é para priorizar alunos mais vulneráveis, como aqueles sem acesso à internet, que necessitam de alimentação escolar, ou com responsáveis em trabalhos essenciais.

Para as unidades que estiverem abertas, é necessário seguir protocolos de segurança, como distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, presença máxima de 35%, e uso obrigatório de máscara durante todo o período em que estiver na escola.

No caso das igrejas e templos religiosos, a capacidade é de 30%. Durante o período da cerimônia, todas as pessoas devem utilizar máscara, e o distanciamento deve ser de, pelo menos, 1,5 metro. Na porta, é preciso ter disponível álcool em gel e a aferição de temperatura.

As prefeituras do litoral de São Paulo têm autonomia para definir regras sobre o uso das praias, mas a orientação do governo do estado é para liberar somente atividades individuais, como caminhar ou o banho de mar.

Serviços essenciais que ficam abertos

  • Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal
  • Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local
  • Restaurantes e similares: permitido serviços de retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). É vedado o consumo no local
  • Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção
  • Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos
  • Serviços gerais: hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais, atividades religiosas
  • Segurança: serviços de segurança pública e privada
  • Comunicação social: meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens
  • Construção civil e indústria: sem restrições
  • Educação: aberto, mas com 35% da capacidade
De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Últimas Notícias

Ver mais
Polícia suspeita que fugitivos de Mossoró receberam apoio de facção e estejam no Ceará
Brasil

Polícia suspeita que fugitivos de Mossoró receberam apoio de facção e estejam no Ceará

Há 3 horas

PEC que limita candidaturas de militares vai ser debatida em sessão temática no Senado
Brasil

PEC que limita candidaturas de militares vai ser debatida em sessão temática no Senado

Há 3 horas

STF começa a julgar recursos contra decisão que anulou condenação bilionária da Petrobras
Brasil

STF começa a julgar recursos contra decisão que anulou condenação bilionária da Petrobras

Há 3 horas

Censo 2022: Veja quantas casas e apartamentos têm na sua cidade
Brasil

Censo 2022: Veja quantas casas e apartamentos têm na sua cidade

Há 5 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais