Previsão do tempo para semana de Natal é de chuva em todo o Sudeste

Chuvas devem acontecer no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
Banhistas no Rio: previsão de chuvas no Sudeste até o Natal (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Banhistas no Rio: previsão de chuvas no Sudeste até o Natal (Fernando Frazão/Agência Brasil)
D
Da redação, com agências

Publicado em 23/12/2021 às 06:36.

Última atualização em 23/12/2021 às 06:37.

A previsão do tempo para esta semana de Natal é de chuva na maioria dos dias para a região Sudeste. Segundo o Climatempo, as pancadas de chuva devem começar nesta quarta-feira, 22, em diferentes regiões do país. Isso acontece por conta da grande disponibilidade de ar úmido e quente associada à presença de ventos favoráveis. O tempo só deve voltar a ficar ensolarado no domingo.

Na região Sul e Sudeste a chuva é favorecida pela formação de uma área de baixa pressão no mar. A queda de água deve começar pela tarde.

Conquiste um dos maiores salários no Brasil e alavanque sua carreira com um dos MBAs Executivos da EXAME Academy.

As áreas com maior chance de verem chuvas mais fortes estão na Costa Verde e sul fluminense, no Rio de Janeiro, além do sul e leste de São Paulo, o que incluí o litoral e a região metropolitana do estado. De acordo com o Climatempo, a chuva forte poder vir acompanhada no Rio de raios e rajadas de vento.

Em Minas Gerais e Espírito Santo também deve chover por conta da passagem de uma frente fria pelo Sul da Bahia e em parte da região Sudeste. Em MG, as chuvas devem se concentrar na região norte do estado, entre a tarde de sexta-feira, dia 24, e o domingo, 26. Segundo o Climatempo, entre quinta e sexta-feira, a região mais atingida será o Espírito Santo.

Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de chuva na noite desta quarta-feira. A chuva deve continuar na quinta e na sexta-feira, podendo ocorrer a qualquer hora. Não há previsão de chuva nos dias 25 e 26. A previsão do tempo é semelhante para São Paulo, com chuvas começando na tarde desta quarta-feira e continuando até sexta-feira, podendo ocorrer tempestades isoladas com raios.

Em Belo Horizonte, as chuvas devem começar na noite desta quarta-feira e continuar até a sexta-feira. Para o Climatempo, o tempo deve começar a mudar no final de semana, mas pancadas de chuvas ainda são esperadas no sábado e domingo. No Espírito Santo, a previsão é de chuva até segunda-feira.

O verão começou oficialmente no Brasil e em todo o Hemisfério Sul na última terça-feira, 21, e termina em 20 de março, dando lugar ao outono. Para além do Sudeste, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de chuvas acima da média na maior parte do país ao longo do verão.

(Com Agência O Globo)

O que dizem as últimas pesquisas científicas mais importantes? Descubra ao assinar a EXAME, por menos de R$ 0,37/dia.