Brasil

Prepare-se: temperatura na cidade de São Paulo vai cair ainda mais

Na noite desta sexta-feira, 21, os termômetros começam a diminuir. Madrugada deve ser a mais fria registrada no ano

 (Cris Faga/Getty Images)

(Cris Faga/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 21 de agosto de 2020 às 17h00.

O frio chegou com força na cidade de São Paulo nesta sexta-feira, 21, mas prepare-se pois vai esfriar ainda mais. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado, 22, a máxima será de 15ºC e a mínima de apenas 7ºC.

Os termômetros começam a cair no começo da noite de sexta-feira. Os meteorologistas são cautelosos ao dar certeza, mas há a possibilidade da capital paulista registrar a temperatura mais baixa do ano. A sensação térmica pode ficar perto dos 5ºC nas regiões mais altas da cidade. Há também a previsão de chuva até domingo, 23.

A causadora de tanto frio é uma massa de ar polar que chegou ao país no começo da semana. O que chama a atenção não é tanto a capacidade em derrubar as temperaturas, mas o tamanho. Ela pega boa parte da América do Sul - até a Bolívia e o Paraguai - levando ar gelado até os estados do Norte, como Acre e de Rondônia, tradicionalmente mais quentes.

Desde a noite de quinta-feira, 19, a região Sul do Brasil já começou a registrar neve, principalmente nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Para quem gosta de calor, a boa notícia é que na próxima semana as temperaturas começam a subir gradativamente. Durante a madrugada ainda permanece frio, com mínima de 7ºC, mas ao longo do dia as temperaturas sobem, passando dos 20ºC.

Prefeitura de SP vai abrigar moradores de rua

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou nesta sexta-feira que a capital iniciou a Operação Baixas Temperaturas para abrigar a população em situação de rua.

Segundo o prefeito, equipes noturnas fazem o convite aos abrigos públicos quando as temperaturas caem abaixo dos 13º C. Há, porém, uma sobra de vagas: 10 mil pessoas já foram abrigadas desde maio em período noturno e 800 recusaram. Ao todo são mais de 24 mil vagas ofertadas pela capital paulista.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloFrioNevesao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP