Prefeitura suspende aulas em Porto Alegre devido às chuvas
Medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo


Repórter
Publicado em 23 de maio de 2024 às 15h50.
Última atualização em 3 de junho de 2024 às 20h01.
Nesta quinta-feira, 23, a prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas nas redes pública e privada, após os danos provocados na capital gaúcha pelas chuvas de quarta-feira e pela previsão de novo temporal. A decisão foi tomada em conjunto com o governo do estado.
Em uma declaração à imprensa, o prefeito Sebastião Melo afirmou que a medida será adotada diante dos alagamentos em vários pontos da região metropolitana de Porto Alegre . A suspensão ocorrerá apenas nesta sexta-feira, 24. Asaulas serão retomadasna próxima segunda-feira.
Apesar da suspensão das aulas, as unidades de ensino da rede municipal permenecerão abertas para servirem como espaços de acolhimento à população e para que suas cozinhas possam atender demandas emergenciais.
"Nós sabíamos dessa chuva, sim, tínhamos essa previsão, o governo do estado publicou e nós republicamos em nossas redes sociais da prefeitura, dizendo que poderia chover na Região Metropolitana de 60 a 100mm. Essa chuva concentrou muito hoje pela manhã, na Região Sul já choveu 100mm até agora. E aquilo que era um problema das áreas alagadas se estendeu para toda a cidade. Por conta da chuvarada, temos sério problemas, além das áreas alagadas. Então, temos que tomar algumas decisões: a primeira, é que vou suspender as aulas municipais e particulares", disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
Com a piora da situação na capital, a prefeitura anunciou também o fechamento das comportas do Rio Guaíba para evitar novos alagamentos e o fechamento das pistas de Porto Alegre.
"Tomamos a decisão de fechar as comportas. Do ponto de vista do rio, a chuva começa a chegar amanhã e, segundo os meteorologistas e hidrólogos, isso pode elevar de 40 a 50cm o nível do Guaíba. Então, tomamos essa decisão, vamos fazer isso hoje".
Nesta quarta-feira, os volumes de chuva ficaram entre 120 mm e 150 mm na metade do sul do estado. Nesta quinta, diversos bairros de Porto Alegre registram novos alagamentos e subida da água em várias localidades. O alerta da Defesa Civil prevê a continuidade da chuva que voltou à cidade pelo menos até as 17h.
Com R$ 100,8 bilhões em 30 anos, RS lidera em prejuízos por extremos climáticos no BrasilComo fica o clima no Rio Grande do Sul neste fim de semana?
De acordo com o site Climatempo, uma frente fria se afasta no mar na costa gaúcha nesta quinta-feira, mas uma baixa pressão atmosférica passa sobre o Rio Grande do Sul no decorrer do dia, se dirigindo para o litoral gaúcho até a noite.
A Defesa Civil do estado gaúcho alerta para o tempo severo. "Há risco de temporais, com raios e queda de granizo. A chuva pode cair forte em todas as regiões gaúchas nesta quinta-feira", afirmou.
Para o fim de semana, a expectativa ainda é de muito frio no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença do sol. "Não tem previsão de chuva. Há condições para formação de geada no amanhecer do sábado, 25, no centro, sudoeste gaúcho e na campanha. No domingo 26, a geada deve se formar no sudoeste e oeste, serra e planalto", disse a Climatempo.
Veja a previsão para Porto Alegre
- Quinta-feira: entre 11ºC e 22ºC;
- Sexta-feira: entre 14ºC e 23ºC;
- Sábado: entre 14ºC e 19ºC;
- Domingo: entre 15ºC e 19ºC.

2 /17Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada no centro histórico de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 14 de maio de 2024. Crédito: Anselmo Cunha / AFP)(Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada no centro histórico de Porto Alegre)

3 /17Vista das áreas inundadas ao redor do estádio Arena do Grêmio em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. A água e a lama tornaram os estádios e sedes do Grêmio e Internacional inoperáveis. Sem locais para treinar ou jogar futebol, os clubes brasileiros tornaram-se equipes itinerantes para evitar as enchentes que devastaram o sul do Brasil. (Foto de SILVIO AVILA / AFP)(Vista das áreas inundadas ao redor do estádio Arena do Grêmio em Porto Alegre)

4 /17Vista aérea do centro de treinamento do Internacional ao lado do estádio Beira Rio em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. Foto de SILVIO AVILA / AFP(Vista aérea do centro de treinamento do Internacional ao lado do estádio Beira Rio em Porto Alegre)
+ 13