Brasil

PF prende 27 suspeitos de fraudes em bolsas da UFPR

Em nota, a reitoria da UFPR afirmou que as suspeitas de irregularidades no pagamento de bolsas e auxílios são objeto de investigações internas

UFPR: dos 29 mandados de prisão preventiva expedido, PF já cumpriu 27 (Wikimedia Commons)

UFPR: dos 29 mandados de prisão preventiva expedido, PF já cumpriu 27 (Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 12h02.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A Polícia Federal já prendeu 27 pessoas suspeitas de irregularidades em pagamentos a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no País e Bolsas de Estudos no Exterior da Universidade Federal do Paraná.

No total, 29 mandados de prisões temporárias foram expedidos nesta quarta-feira, 15 pela Justiça Federal do Paraná.

Segundo a PF, os alvos participaram do esquema de liberação de bolsas para pessoas sem regular vínculo de professor, servidor ou aluno da UFPR. O esquema é investigado pela operação Research.

Em nota, a reitoria da UFPR afirmou que as suspeitas de irregularidades no pagamento de bolsas e auxílios são objeto de investigações internas desde dezembro de 2016 e que a própria universidade já havia procurado a PF.

"A Universidade Federal do Paraná tomou todas as providências cabíveis para esclarecer os fatos e responsabilizar os eventuais envolvidos. Com o resultado da investigação, a UFPR solicitará a restituição dos valores ao erário", diz a nota.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, diz a UFPR, também determinou a criação do Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios cujo objetivo é aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre esse tipo de pagamento.

"Também será criada, por meio de portaria, uma comissão para trabalhar no Plano de Transparência e de Dados Abertos da Universidade, instrumento para garantir que a sociedade tenha acesso a todas as informações de caráter público", completa o informe.

Operação

Em parceria com o Tribunal de Contas da União e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, a Operação Research com o objetivo de apurar a prática de desvio de recursos públicos destinados à UFPR.

O nome da operação é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas pelos contemplados.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesPolícia FederalParaná

Mais de Brasil

Previsão do tempo: até quando terá frio e chuva no Sudeste e no Sul?

Justiça bloqueia bens de JHC, candidato ao governo de Alagoas, por dívida com publiciário

Dino pede que Fachin investigue suposta relação de instituto fundado por André Mendonça com Vorcaro

CNT/MDA: Lula tem 47,3% e Flávio Bolsonaro, 40%, no 2º turno