Pesquisa eleitoral: Lula está na frente em região com 42 milhões de eleitores
EXAME/IDEIA: Na região Nordeste, com 27% dos votos no Brasil, Lula tem 41 pontos de vantagem contra Bolsonaro no primeiro turno
Carolina Riveira
Publicado em 29 de setembro de 2022 às 18h05.
Última atualização em 30 de setembro de 2022 às 10h28.
O ex-presidente Lula (PT) segue com vitória consolidada na região Nordeste, aponta nova rodada da pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 29. Na região, Lula tem 41 pontos de vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.
No Nordeste, a intenção de voto para o primeiro turno (pergunta estimulada) é:
- Lula: 62% dos votos;
- Bolsonaro: 21%;
- Ciro Gomes: 9%;
- Simone Tebet: 3%;
- Outros candidatos, indecisos, branco/nulo ou que não votarão somam, ao todo, 2%.
No Nordeste, 86% dos eleitores responderam que o voto está definido, enquanto 12% disseram que ainda pode mudar (os demais não souberam responder).
VEJA TAMBÉM: Pesquisa eleitoral para presidente: Lula chega a 49% dos votos válidos, e Bolsonaro, 38%
Embora já consolidada, a liderança de Lula no Nordeste é importante para consolidar o bolo de votos do candidato na eleição nacional. A região é a segunda com mais eleitores, 42,4 milhões de votos, segundo cálculos do Tribunal Superior Eleitoral, o equivalente a 27% dos votos do Brasil.
O Nordeste só fica atrás do Sudeste, que tem 66,7 milhões de eleitores (quase 43% do total).
VEJA TAMBÉM: No Sudeste, Lula cresce 12 pontos em um mês e vai a 46%, mostra EXAME/IDEIA
O Nordeste é a única das cinco regiões em que Lula lidera com folga. Nas demais, o presidente Jair Bolsonaro lidera nas intenções de voto em duas regiões, Sul e Centro-Oeste. Enquanto isso, as duas regiões indefinidas são Sudeste e Norte, em que há empate técnico, mas com leve vantagem para Lula (veja os detalhes no mapa abaixo).
"Ao ver o mapa das intenções de voto nas regiões, é curioso notar que ele é bem similar ao de 2018, com Bolsonaro em vantagem no Sul e no Centro-Oeste, e o PT na frente no Nordeste. A diferença é justamente no Sudeste, que vai definir a eleição", disse Maurício Moura, fundador do IDEIA.
"Há quatro anos, o presidente venceu em Minas Gerais e em São Paulo. Agora, tudo mostra que Lula deve sair vitorioso nesses dois estados", diz Moura.
Lula tem 49% dos votos válidos em pesquisa nacional
Embora Lula apareça pouco à frente no Sudeste e no Norte, a vantagem está dentro da margem de erro, que é de seis pontos percentuais para os estratos (como as regiões específicas) e de três pontos percentuais para a pesquisa nacional.
Na nacional, que inclui amostra calculada para todo Brasil, Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 37% ( veja aqui ).
Em votos válidos, quando se excluem brancos e nulos, essa margem faz Lula chegar a 49% na pesquisa EXAME/IDEIA (veja no gráfico abaixo). Se um candidato atinge a marca de 50% mais um dos votos válidos, sai vitorioso em primeiro turno.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja aqui o relatório completo.
Segundo turno nas regiões
Na sondagem de segundo turno, em um cenário com Lula e Bolsonaro, a vantagem de Lula segue acima dos 40 pontos na região Nordeste. Nas demais regiões, a vantagem de Lula se amplia no Norte, mas a situação segue indefinida no Sudeste.
Perguntados em quem votariam em um cenário com Lula e Bolsonaro, as intenções de voto por região foram:
Norte
- Bolsonaro: 41%
- Lula: 50%
- Ninguém/não sabe: 9%
Centro-Oeste
- Bolsonaro: 46%
- Lula: 40%
- Ninguém/não sabe: 14%
Nordeste
- Bolsonaro: 26%
- Lula: 68%
- Ninguém/não sabe: 6%
Sul
- Bolsonaro: 50%
- Lula: 42%
- Ninguém/não sabe: 9%
Sudeste
- Bolsonaro: 46%
- Lula: 47%
- Ninguém/não sabe: 6%.
Leia mais sobre as eleições 2022
- VOTOS DECISIVOS: Em busca da classe C do Sudeste
- ABSTENÇÃO: Abstenção ajuda mais Lula ou Bolsonaro? Entenda
- VOTO ÚTIL? Por que só FHC levou no primeiro turno
- IMPOSTO: Candidatos prometem isenção de IR para R$ 6 mil