Acompanhe:

"Para governar, tem de ter aliança", defende FHC

O ex-presidente disse, sem citar o atual presidente, Michel Temer, que o "Brasil está avançando, mas precisamos avançar mais"

Modo escuro

Continua após a publicidade
Fernando Henrique Cardoso: ex-presidente disse que o Brasil hoje tem medo e incerteza (Divulgação/Divulgação)

Fernando Henrique Cardoso: ex-presidente disse que o Brasil hoje tem medo e incerteza (Divulgação/Divulgação)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de agosto de 2018 às, 17h48.

Brasília - Em discurso na convenção nacional do PSDB que oficializou a candidatura de Geraldo Alckmin ao Planalto, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou que o Brasil está avançando e que a confiança perdida sobre a classe política poderá ser restabelecida pela chapa tucana. A aliança com partidos que são associados a fisiologismo - do grupo chamado de Centrão - foi defendida pelo ex-presidente da República como necessária para governar.

"Para governar, tem que ter aliança. A aliança na democracia faz parte da governabilidade e antecipa vitória. A vinda da Ana Amélia simboliza essa aliança e antecipa a vitória", afirmou FHC, sem citar o nome dos oito partidos que se coligaram com o PSDB: PP, DEM, PR, Solidariedade e PRB, que compõem o chamado "Centrão", além de PSD, PTB e PPS.

O ex-presidente disse, sem citar o atual presidente, Michel Temer, que o "Brasil está avançando, mas precisamos avançar mais". Discursou que Alckmin e Ana Amélia foram "escolhidos para representar esse novo momento do Brasil". "Geraldo e Ana Amélia, vocês expressão a confiança no Brasil. Eu confio em vocês porque conheço os dois", disse.

Fernando Henrique disse que o Brasil hoje tem medo e incerteza. "É um medo que tem base porque as pessoas sabem que a violência existe. É preciso botar na cadeia quem for necessário, seja por corrupção, seja por assaltos. Vamos fazer o futuro do Brasil dentro da lei, com ordem e respeito", disse, em uma mensagem que pode ser lida como direcionada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também vale para aliados.

O ex-presidente disse também que o período tucano no Planalto teve avanços também na área social e na saúde, não só na economia. "Demos saltos grande na saúde, com o ministro José Serra. Eu uso hospital que é do SUS. Nós que fizemos o SUS, foi o Serra que fez. Outros fizeram também, mas o principal foi o Serra."

"Temos que fazer o Brasil crescer sem megalomania. Para isso, é necessário restabelecer a confiança. Geraldo simboliza uma pessoa simples, o que é bom. A mordomia é a porta de entrada para a corrupção. Precisamos de gente simples, mas que creia e possa dizer o que é necessário. Brasil está avançando, mas precisamos avançar mais", disse FHC.

Do ponto de vista do sistema político-eleitoral, Fernando Henrique afirmou que é preciso diminuir o número de partidos. "Precisamos refazer a vida política, não desprezar a vida política. Para governar, é preciso ter competência, não boa vontade; boa vontade leva para o céu."

Últimas Notícias

Ver mais
Alckmin diz a Macron que compromisso do Brasil na Amazônia é com desmatamento zero
Brasil

Alckmin diz a Macron que compromisso do Brasil na Amazônia é com desmatamento zero

Há um dia

'Acordo Mercosul-UE não pode ser defendido como está', diz Macron em São Paulo
Brasil

'Acordo Mercosul-UE não pode ser defendido como está', diz Macron em São Paulo

Há um dia

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro
Brasil

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

Há um dia

Belém deve estar pronta para sediar a COP em 2025, avalia Alckmin
ESG

Belém deve estar pronta para sediar a COP em 2025, avalia Alckmin

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais