Exame Logo

Os 3 estados do Brasil onde o maior foco da covid-19 não está na capital

Enquanto na maior parte do país a doença se consolidou antes nas capitais, nestes lugares a realidade foi muito diferente

ES: Vitória está em terceiro lugar no número de casos confirmados de covid-19 no estado. (Leonardo Silveira / Prefeitura de Vitória/Divulgação)
CC

Clara Cerioni

Publicado em 25 de junho de 2020 às 17h43.

Última atualização em 25 de junho de 2020 às 17h57.

Em alguns estados brasileiros, a pandemia da covid-19 está tendo uma dinâmica um pouco diferente do resto do país.

Em Mato Grosso do Sul , Espírito Santo e Santa Catarina, as capitais não são o maior foco da doença e onde está concentrado o maior número de casos, situação diferente do resto do país.

Veja também

Um levantamento feito pela EXAME, com dados da secretarias estaduais da Saúde destes estados mostra que municípios do interior chegam a registrar até o dobro de infecções. Fato que tende a agravar ainda mais a crise de saúde, uma vez que cidades menores têm menos leitos de UTI disponíveis.

Em Mato Grosso do Sul, Dourados, a segunda maior cidade do estado, registra 2.247 casos confirmados de coronavírus. A capital, Campo Grande, tem 1.554.

O estado, em que há flexibilização da quarentena, tem um total de 6.523 casos confirmados e 61 mortes. Em um mês, registrou um aumento de 670% no número de infectados pelo coronavírus.

Chapecó, no interior de Santa Catarina, tem 2.287 casos, o dobro de Florianópolis que registra 1.208. A capital tem ainda menos testes positivos para o SARS-CoV-2 que Itajaí, no litoral norte, com 1.462 confirmações.

Nesta semana, Florianópolis, que tinha começado um processo de reabertura gradual da economia, voltou a fechar shoppings, academias e proibir o acesso às praias da ilha.

A capital do Espírito Santo, Vitória, também está em terceiro lugar em número de casos no estado, com 6.266.

Diferentemente de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, as outras duas cidades com mais casos no estado, ao lado da capital, não estão no interior mas na Grande Vitória.

Serra é a cidade com mais casos no Espírito Santo, com 6.382, seguida de Vila Velha, com 6.308. O estado tem um total de 38.483 infectados e 1.463 mortes.

Em SP, covid-19 avança para o interior

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número acumulado de mortes por covid-19 no interior de São Paulo superou o da capital. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 25.

De acordo com o governo, a capital paulista tem 6.675 vítimas e o interior 6.677. O mesmo acontece com os casos confirmados de coronavírus, que são 113.261 na cidade de São Paulo e 125.561 no interior do estado.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEspírito SantoMato Grosso do SulSanta Catarina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame