Brasil

Onda de calor termina, mas altas temperaturas seguem no RJ; entenda

Sol e máxima acima de 30 graus vão marcar a semana, antes da chegada de uma nova frente fria no sábado

Rio de Janeiro: cidade enfrenta ondas de calor desde o início do ano (Christian Adams/Getty Images)

Rio de Janeiro: cidade enfrenta ondas de calor desde o início do ano (Christian Adams/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de maio de 2024 às 15h39.

A segunda-feira começou com calor e sol. O cenário, que pode se assemelhar ao dos dias anteriores, tem uma novidade, no entanto. A onda de calor, a quarta deste ano, chega ao fim, embora possa não parecer. A semana vai seguir com essas características, após a rápida passagem de uma frente fria pelo estado do Rio de Janeiro. O refresco mesmo deve acontecer só a partir de sábado. Até lá, temperaturas máximas podem ficar na casa dos 30 graus.

A temperatura média de maio é de 28 graus. Desde o início do mês, por mais de cinco dias consecutivos, os termômetros marcavam de 5 graus a 9 graus a mais, o que caracterizava o fenômeno como de onda de calor. Apesar de uns breves refrescos com a aproximação de uma frente fria, não era o suficiente para impactá-la.

Todo o estado do Rio de Janeiro tem a mesma previsão do tempo. A semana será com sol e calor, principalmente na sexta-feira, quando uma nova frente fria vai se aproximar, causando queda na temperatura e provocando chuva, diz César Soares, meteorologista da Climatempo.

— Sábado e domingo serão dois dias de chuva presente, até com risco de chuva forte e temporais na região do Rio. Na segunda, não. A frente fria avança para o Espírito Santo, deixando o tempo mais nublado, chuva fraca. E a temperatura vai ficar mais baixa. Essas condições de mudança serão para todo o estado.

O meteorologista destaca que a partir do fim de semana os fluminenses, enfim, terão temperaturas típicas do outono, abaixo dos 30 graus. O movimento dos ventos vai auxiliar a dispersão do que restar massa de ar seco.

— Será o outono para o Rio chamar de seu — diz César Soares. — O vento muda de direção, com o ar mais frio vindo de sul, e não vai ter mais como recuperar essa onda de calor. Até então, tínhamos diminuição de temperatura e logo subia. Agora, isso não vai acontecer.

Veja a previsão do tempo para a cidade do Rio para esta semana, segundo a Climatempo

  • Segunda-feira, dia 20: sol com aumento de nuvens; com pancadas de chuva isolada à tarde e à noite. Mínima de 20 graus e máxima de 30 graus.
  • Terça-feira, dia 21: sol e aumento de nuvens de manhã. Mínima de 21 graus e máxima de 28 graus.
  • Quarta-feira, dia 22: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 20 graus e máxima de 30 graus.
  • Quinta-feira, dia 23: sol, com céu claro; e sem nuvens até durante a noite. Não chove. Mínima de 18 graus e máxima de 33 graus.
  • Sexta-feira, dia 24: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 20 graus e máxima de 35 graus.
  • Sábado, dia 25: sol e aumento das nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 22 graus e máxima de 25 graus.
  • Domingo, dia 26: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de cúe nublado. Noite chuvosa. Mínima de 21 graus e máxima de 23 graus.
Acompanhe tudo sobre:CalorMeteorologiaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Negros foram 76,5% das vítimas de homicídio no Brasil em 2022, aponta Atlas da Violência

Descubra qual a diferença entre o PIS e o NIS

Brasil registrou mais de 46 mil assassinatos em 2022, aponta Atlas da Violência

Moro rebate Lula e diz que comparação com presidente do BC é 'nuvem de fumaça'

Mais na Exame