Brasil

Onda de calor: Rio registra recordes históricos de temperatura máxima em maio

Somente nesta quarta, pela primeira vez no mês, os termômetros ficaram abaixo dos 25 graus

Rio de Janeiro: cidade enfrenta graves desafios com as mudanças climáticas (Getty Images/Getty Images)

Rio de Janeiro: cidade enfrenta graves desafios com as mudanças climáticas (Getty Images/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de maio de 2024 às 20h00.

Nos primeiros 14 dias de maio deste ano, o estado do Rio de Janeiro bateu recorde de temperaturas máximas para o mês em 30 das 32 estações meteorológicas fluminenses do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dentro da série histórica que começou em 1966.

A onda de calor que começou a atuar no estado do dia 1 até o dia 13 de maio ultrapassou os recordes anteriores em todas as regiões do estado. Niterói, na Região Metropolitana, teve a maior temperatura registrada no estado - 38,8 graus, no dia 2 de maio, batendo a marca anterior, em maio 2021, quando a máxima foi de 35,3 graus. Já a capital, ficou em segundo lugar, com máxima de 37,7 graus na Restinga da Marambaia, na Zona Oeste.

No último dia 3, o recorde de calor no estado ficou com Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde os termômetros marcaram 38 graus. A última vez que a cidade campista sofreu com o calor durante o mês de maio foi em 1987, quando a máxima chegou a 36,4 graus.

Durante o período da onda de calor, a temperatura em todo estado se manteve acima dos 30 graus, fato considerado atípico para o outono. Somente nesta quarta, pela primeira vez no mês, os termômetros ficaram abaixo dos 25 graus, devido a influência de uma frente fria. A cidade do Rio registrou nesta a tarde, segundo o Inmet, 24,6 graus na estação da Vila Militar.

Temperatura volta a subir

Segundo o Inmet, a partir desta quinta-feira a temperatura volta a subir e a máxima deve chegar aos 31 graus. Há previsão de chuva fraca isolada nos períodos da madrugada e manhã.
Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroCaloronda de calor

Mais de Brasil

Senado aprova projeto que prevê plano para conter mudança climática

STJ torna governador do Acre réu por corrupção

Rio Grande do Sul reduz número de cidades em estado de calamidade pública; veja lista

Brasil tem que 'criar cidades resilientes', diz Marina Silva após inundações

Mais na Exame