Brasil

75 ainda estão em estado grave após incêndio, diz ministro

Pacientes ainda correm risco de vida e estão internadas em UTIs, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 18h35.

São Paulo - Setenta e cinco vítimas do incêndio numa boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ainda estão internadas em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos, disse nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o ministro, dessas 75 pessoas, 44 estão em hospitais de Porto Alegre e 31 em Santa Maria, onde 231 pessoas, a maioria jovens, morreram num incêndio em uma boate na madrugada de domingo. A maioria das vítimas morreu por asfixia por conta de inalação de fumaça tóxica.

"Nós temos 75 pacientes em estado crítico em UTIs que correm risco de vida", disse o ministro a jornalistas em Porto Alegre.

Segundo o Ministério da Saúde, 83 pessoas ainda estão hospitalizadas, vítimas do incêndio na boate Kiss, a segunda maior tragédia do tipo na história do país.

O incêndio, segundo a polícia, começou quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local, acendeu um sinalizador. Uma faísca que saiu do artefato entrou em contato com o revestimento acústico no teto da boate, dando início ao fogo.

A fumaça tóxica resultante da queima do revestimento causou a maioria das mortes, por asfixia.

O ministro alertou que essa fumaça pode gerar problemas posteriores até mesmo àquelas pessoas que escaparam ilesas do incêndio e fez um apelo para que as vítimas busquem atendimento médico se apresentarem qualquer sintoma, como tosse.

Acompanhe tudo sobre:Incêndio de Santa MariaIncêndiosMortesRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias