Brasil

No Rio, 400 eleitores terão que votar manualmente

Das quase 650 urnas que apresentaram problemas no Estado do Rio de Janeiro, uma delas não poderá ser trocada e cerca de 400 eleitores terão que votar manualmente


	Ipanema, no Rio de Janeiro: TRE-RJ só saberá se os votos anteriores ao defeito foram perdidos depois das 17h
 (Wikimedia Commons)

Ipanema, no Rio de Janeiro: TRE-RJ só saberá se os votos anteriores ao defeito foram perdidos depois das 17h (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2012 às 15h07.

Rio de Janeiro - Das quase 650 urnas que apresentaram problemas no Estado do Rio de Janeiro, uma, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense, não poderá ser trocada por problemas técnicos e cerca de 400 eleitores terão que votar manualmente.

O TRE-RJ só saberá se os votos anteriores ao defeito foram perdidos depois das 17h, quando um equipamento eletrônico será instalado para tentar recuperar a memória do computador danificado. No entanto, o presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, minimizou o problema dizendo que foi a única urna do Rio a apresentar defeito.

De acordo com o balanço do TRE-RJ, 400 pessoas foram detidas fazendo boca de urna, uma foi presa em flagrante com R$ 10 mil, tentando comprar votos em Macaé no norte fluminense. Já entre os presos há quatro candidatos a vereador e um a vice-prefeito.

Um outro candidato conhecido como Léo Comunidade, pego fazendo boca de urna na Favela da Rocinha, conseguiu fugir. Foram presos 40 cabos eleitorais dele. De acordo com o presidente do TRE-RJ, todos os candidatos detidos serão julgados posteriormente.

Apesar das prisões, Luis Zveiter faz uma avaliação positiva sobre a primeira votação dentro da Favela da Rocinha após o processo de pacificação.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2012Metrópoles globaisPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta