Exame Logo

No 2º turno das eleições, Lula ganharia de Bolsonaro por 54% a 37%, diz Datafolha

A pesquisa mostra que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelos eleitores

O segundo candidato com maior índice de rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 20h35.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) por um placar de 54% a 37% em um eventual segundo turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem, são 2%.

A pesquisa mostra que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelos eleitores, com 51% que declaram que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo candidato com maior índice de rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 37 %. Em seguida vem Roberto Jefferson (PTB) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 25%.

Veja também

Na sequência no quesito rejeição, aparecem Eymael (DC), com 19%; Léo Pericles (UP), com 18%; Vera (PSTU), com 18%; Felipe d'Ávila (Novo), com 17%; Simone Tebet (MDB), com 17%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 16%; e Sofia Manzano (PCB), com 16%. Outros 2% rejeitam todos, enquanto 1% não rejeita nenhum — e 3% não sabem.

Bolsonaro continua líder em rejeição, mas vem oscilando para baixo, dentro da margem de erro. Em maio, ele tinha índice de 54%. No mês seguinte, o porcentual ficou em 55%, reduzindo para 53% em julho. Lula também mantém o segundo lugar desde maio, quando tinha 33% de rejeição, passando para 35% em junho e 36% em julho.

O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça, 16, data do começo da campanha de rua, e esta quinta (18). A pesquisa, contratada por Folha e TV Globo, tem margem de erro de dois pontos porcentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

LEIA TAMBÉM:

Corrida Eleitoral: Lula tem 47% e Bolsonaro, 32%, segundo Datafolha

Bolsonaro recua e dará entrevista ao "Jornal Nacional" no dia 22 de agosto

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaDatafolhaEleições 2022Política

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame