Brasil

MP-MG vai apurar elevação do nível de emergência de barragem em Brumadinho

A barragem se rompeu em 2019, quando pertencia à mineradora Vale causando um grande desastre humano, 270 mortos e centenas de desabrigados, e ambiental

Brumadinho: A barragem, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência neste ano (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Brumadinho: A barragem, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência neste ano (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 16h57.

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) instaurou inquérito civil para apurar as causas da elevação do nível de emergência da barragem de rejeitos de mineração B1, em Brumadinho, hoje sob responsabilidade da empresa Mineração Morro do Ipê S.A.

A barragem se rompeu em 2019, quando pertencia à mineradora Vale causando um grande desastre humano - 270 mortos e centenas de desabrigados - e ambiental, com contaminação dos rios e nascentes numa larga área. Procurada, a Vale disse que a barragem não está mais sob sua responsabilidade.

A barragem, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência neste ano.

A Ipê S.A. Assinou em 2022 Termo de Compromisso com o MP-MG para descaracterizar, no menor prazo possível, as suas barragens de rejeitos alteadas à montante de forma a trazer segurança definitiva para a área. Procurada pela reportagem, a companhia ainda não se manifestou. O espaço está aberto para manifestações.

Acompanhe tudo sobre:Brumadinho (MG)MineraçãoOuroVale

Mais de Brasil

RS: eleitor tem até quinta-feira para regularizar ou transferir título

Governo flexibiliza Lei de Licitações para casos de calamidade como o Rio Grande do Sul

Sobe para 157 número de mortos devido às fortes chuvas no RS; veja serviços parados

Fortes chuvas devem atingir Sul e Nordeste; RS deve enfrentar frio intenso

Mais na Exame