Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Moradores de assentamento invadem Instituto Lula

Cerca de 150 moradores estão no local e, por volta das 9 horas, o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, tentava estabelecer negociação com os invasores.

Modo escuro


	O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro promovido pelo Instituto Lula
 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro promovido pelo Instituto Lula (Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação)

R
Renan Carreira

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às, 10h03.

São Paulo - Moradores do assentamento Milton Santos, localizado entre Americana e Cosmópolis, no interior paulista, invadiram na manhã desta quarta-feira a sede do Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul de São Paulo.

De acordo com a assentada Roseane dos Santos, cerca de 150 moradores estão no local e, por volta das 9 horas, o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, tentava estabelecer negociação com os invasores.

Segundo Roseane, o grupo, que vive no assentamento há sete anos, vem há seis meses sofrendo ameaças de despejo, e a ocupação foi o modo encontrado para pressionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a interceder por eles junto à presidente Dilma Rousseff, a fim de que ela assine um decreto de desapropriação por interesse social, com o objetivo de encerrar as disputas pela propriedade da área.

Roseane disse que o grupo foi assentado durante o mandato de Lula.

Questionada sobre qual seria a condição para deixar o Instituto Lula, Roseane afirmou: "Só vamos sair com a assinatura do decreto". Ela não descartou que o grupo possa acampar no local. "Estamos dispostos a tudo."

Últimas Notícias

ver mais
Um mês após ser atingida por ciclone, Região Sul tem novo alerta de temporais nesta semana
Brasil

Um mês após ser atingida por ciclone, Região Sul tem novo alerta de temporais nesta semana

Há 4 horas
Ministério Público de SP questiona ViaMobilidade sobre nova falha na Linha 9
Brasil

Ministério Público de SP questiona ViaMobilidade sobre nova falha na Linha 9

Há 5 horas
CCJ do Senado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF
Brasil

CCJ do Senado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Há 7 horas
MEC e Ministério da Saúde lançam edital do Mais Médicos para cursos de Medicina com 5.700 vagas
Brasil

MEC e Ministério da Saúde lançam edital do Mais Médicos para cursos de Medicina com 5.700 vagas

Há 7 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais