Brasil

Ministério da Educação considera rever ensino médio

"Não podemos conviver no Brasil com essa realidade de que apenas 8% dos estudantes do ensino médio estão fazendo educação profissional", declarou o ministro


	Henrique Paim, de gravata vermelha, no lançamento do Pronatec: ministro valoriza ensino técnico
 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Henrique Paim, de gravata vermelha, no lançamento do Pronatec: ministro valoriza ensino técnico (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 14h22.

São Paulo - O ministro da Educação, Henrique Paim, considerou que o ensino médio brasileiro precisa ser revisto. Durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo, nesta terça-feira, 19, em São Paulo, ele ressaltou a necessidade de o ensino médio brasileiro ter o eixo do trabalho.

"Não podemos conviver no Brasil com essa realidade de que apenas 8% dos estudantes do ensino médio estão fazendo educação profissional", declarou o ministro, que comentou que a penetração do ensino profissional é muito superior em outros países do mundo.

Segundo Paim, a revisão no ensino médio deve compreender mudanças curriculares e flexibilidade.

O ministro ainda falou sobre a construção de uma base curricular comum no ensino brasileiro. "O ministério tem condição de conduzir esse processo para que se possa definir claramente o que é que os nossos estudantes precisam aprender", declarou Paim.

"É importante conseguirmos definir essa questão da base nacional comum respeitando a diversidade de cada sistema e cada escola", acrescentou.

Paim ainda apontou a necessidade de melhoria na formação de professores. "A carreira dos professores é um elemento chave e, se não avançarmos com relação a qualidade da formação do professor, não avançaremos na qualidade da educação", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEscolasCursos técnicos

Mais de Brasil

Por que Vorcaro foi preso? Entenda as acusações contra dono do Banco Master

STJ analisa pedido dos EUA sobre intimação de Moraes

Diretórios estaduais do MDB fazem manifesto por neutralidade nas eleições

Um terço das cidades do Brasil terá alto risco de deslizamentos até 2030