Brasil

Mato Grosso do Sul decreta estado de emergência por causa de incêndios no Pantanal

Decreto permite uma resposta mais rápida aos municípios do estado afetados pelos incêndios e é válido por 180 dias

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 24 de junho de 2024 às 12h22.

Última atualização em 24 de junho de 2024 às 12h55.

O governo do Mato Grosso do Sul declarou nesta segunda-feira, 24, situação de emergência devido aos incêndios no Pantanal — o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

O decreto permite uma resposta mais rápida aos municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios e é válido por 180 dias. Durante este período, a mobilização de todos os órgãos estaduais está autorizada, sob a coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

No final de semana, um vídeo da festa do Arraial do Banho de São João, em Corumbá (MS), mostrou um incêndio ao fundo enquanto a celebração ocorria — Corumbá registrou 1.291 focos de incêndio, tornando-se o município mais afetado pelas queimadas no Pantanal neste ano.

Nos últimos 12 meses, o Pantanal acumulou 9.014 focos de incêndio, quase sete vezes mais que os 1.298 registrados no mesmo período do ano anterior. Além do aumento no número de queimadas. Nesse ano, os incêndios aconteceram antes do esperado por especialistas, que estimavam uma intensificação somente a partir de agosto.

Previsão do tempo e a chegada do La Niña

De acordo com a previsão da Climatempo, a nebulosidade aumentará no sul de Mato Grosso do Sul (MS) a partir de terça-feira, 25, com possibilidade de pancadas de chuva no extremo sul do estado. Nas demais áreas de MS, Mato Grosso (MT) e Goiás (GO), o tempo seco persistirá.

Na quarta-feira, 26, a região do Pantanal e o sul de MS terão variação de nebulosidade e temperaturas mais baixas devido a uma frente fria, ventos e umidade, com possibilidade de precipitações fracas e passageiras no extremo sul. Em outras áreas de MS, MT e GO, não há previsão de chuva.

Acompanhe tudo sobre:PantanalIncêndios

Mais de Brasil

Após cobrança de estudantes por causa e obra inacabada, Lula vai a novo evento em universidade de SP

Nunes se refere a Boulos como ‘vagabundo’ e ‘sem-vergonha’ durante convenção do PL em SP

Linha 9-Esmeralda opera com problemas na estação Mendes-Vila Natal na manhã desta terça-feira

Baixa umidade e calor de até quase 40°C nesta terça; veja previsão do tempo

Mais na Exame