Brasil

Manifestantes a favor e contra Lula acompanham julgamento

Mobilizações são tanto a favor como contra Lula, que está no centro de um julgamento que pode barrar sua candidatura à Presidência

Protesto a favor do ex-presidente Lula antes do julgamento de recurso contra pena de Sérgio Moro (Diego Vara/Reuters)

Protesto a favor do ex-presidente Lula antes do julgamento de recurso contra pena de Sérgio Moro (Diego Vara/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 09h21.

Porto Alegre - Centenas de manifestantes se concentraram nesta quarta-feira em Porto Alegre para acompanhar o julgamento de segunda instância da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As mobilizações são tanto a favor como contra Lula, que está no centro de um julgamento que decidirá se se mantém, modifica ou suspende a pena de nove anos e meio de prisão ditada pelo juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O julgamento acontece no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), situado em uma área de Porto Alegre na qual foi fechado o trânsito de veículos e pedestres e se instalou um forte dispositivo de segurança, que inclui até franco-atiradores postados nas sacadas de alguns edifícios.

Nesta causa, uma das sete abertas contra o ex-presidente na Justiça, a maioria por suposta corrupção, Lula responde por supostos subornos recebidos da construtora OAS, que teriam se configurado na entrega de um triplex no Guarujá em troca de favorecimentos a essa empresa em contratos com a Petrobras.

O julgamento definirá o futuro pessoal de Lula e o desenvolvimento do processo politico em relação com as eleições de outubro, nas quais o ex-presidente pretende concorrer como candidato do PT.

Lula lidera até agora as pesquisas, mas uma eventual ratificação da condenação hoje pode impedi-lo de ser candidato, o que seria decidido posteriormente pela Justiça eleitoral.

O ex-presidente, que ontem participou de um ato com milhares de simpatizantes em Porto Alegre, acompanhará o julgamento no sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde iniciou a sua carreira política e fundou o PT em 1980.

Tanto em São Bernardo do Campo, como em São Paulo e em outras regiões do país, também foram convocadas manifestações, que em todos os casos concentram pessoas tanto a favor como contra o ex-governante.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPorto AlegreProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Como será o inverno de 2024 no Brasil? Estação deve ter dias de calor e até 3ºC acima da média

Vai ter greve do Metrô amanhã? Sindicato se reúne nesta terça para decidir sobre paralisação

Sobe para 161 número de mortos devido às fortes chuvas no RS; veja serviços parados

Exército reduz de 5 para 1 o total de fuzis que PMs podem 'ter em casa'

Mais na Exame