Exame Logo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Após duras críticas quanto ao seu primeiro discurso, Donald Trump condenou duramente grupos extremistas

Protesto Contra Trump: o presidente americano, agora, chamou os grupos nazistas de repugnantes (Brendan McDermid/Reuters)
EH

EXAME Hoje

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 06h59.

Última atualização em 15 de agosto de 2017 às 07h52.

Lava-Jato no Rio

A Polícia Federal está nas ruas para mais um desdobramento da operação Ponto Final, da Lava-Jato no Rio de Janeiro . O objetivo é cumprir dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Rodrigo Bethlem, ex-secretário municipal do Rio no governo de Eduardo Paes e ex-deputado federal. Bethlem foi encontrado em casa e foi intimado a prestar esclarecimentos na sede da PF. Segundo mensagens encontradas pela PF, Bethlem seria parte de um esquema criminoso montado na Prefeitura. Ele teria afirmado, nas mensagens, que as irregularidades continuam na gestão do atual prefeito, Marcelo Crivella.

Veja também

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:

O baque no balanço da JBS

A fabricante de alimentos JBS divulgou na noite desta segunda-feira uma queda de 80% no lucro no segundo trimestre, na comparação com 2016, para 309,8 milhões de reais. O faturamento também caiu, para 41,7 bilhões, 5% a menos que o do mesmo período do ano passado. Foi a primeira divulgação de resultados desde a delação de seu controlador, o empresário Joesley Batista, que admitiu corrupção e pagamentos a políticos, levando o governo de Michel Temer a uma crise política que quase lhe custou o mandato. Por causa do acordo de leniência firmado com o Ministério Público, de 10,3 bilhões de reais, o balanço foi divulgado sem revisão de auditoria.

Um novo problema para a JBS

A BNDESPar, braço de investimento do BNDES dona de 21,3% da JBS, defenderá que a própria empresa processe seus controladores, os irmão Joesley e Wesley Batista, em assembleia de acionistas marcada para 1 de setembro. O motivo, segundo o jornal Valor, são os prejuízos causados a seu patrimônio pelos atos ilícitos confessados nos acordos de delação premiada e de leniência firmados com o Ministério Público Federal. Os controladores da companhia admitiram ter pago 1,1 bilhão de reais em suborno a políticos. Se a proposta for aceita pelos acionistas, os irmãos Batista terão que deixar as funções na companhia — Wesley é o presidente executivo.

O vaivém da gasolina

O valor médio da gasolina vendido nos postos brasileiros recuou em 18 estados e no Distrito Federal na semana passada. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na média nacional, a queda foi de 0,13%, para 3,758 reais o litro. Em outros sete estados, incluindo São Paulo, o preço da gasolina subiu. Em Sergipe houve estabilidade sobre a semana anterior. Em São Paulo, maior consumidor do país, o litro da gasolina avançou 0,2% na semana passada, para 3,54 reais, em média. A maior alta na semana foi em Goiás, onde os preços da gasolina subiram 5,43%, para 4,07 reais. No Rio de Janeiro, a queda foi de 1,27%, para uma média de 4,127 reais.

Desembolso magro

O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, disse nesta segunda-feira que, diante do quadro de baixa atividade econômica e pouca disposição das empresas em realizar investimentos, dificilmente os empréstimos do banco vão superar 65 bilhões de reais neste ano. “Em 2017, se o BNDES emprestar mais de 65 bilhões vai ser muito, porque a economia brasileira está anêmica”, comentou o economista. Pela manhã, o banco anunciou que os desembolsos no primeiro semestre deste ano foram de 33,5 bilhões de reais, uma queda de 17% em relação a igual período de 2016.

_

Carrefour líder

Pela primeira vez em seis anos, a maior varejista do Brasil passou a ser o Carrefour, que ultrapassou o Grupo Pão de Açúcar em termos de faturamento. As vendas da rede cresceram 15% em 2016 em relação a 2015. O dado faz parte da pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). O resultado é referente ao faturamento de 2016. O avanço do Carrefour acontece por causa de uma divisão em sua rival. No final de 2016, o GPA passou a divulgar os resultados da Via Varejo, que contempla as lojas Casas Bahia e Pontofrio, separadamente do segmento alimentar. A Via Varejo, dividida do restante do grupo, ocupa o quinto lugar no ranking do Ibevar. As ações do GPA subiram 0,54% e as ações do Carrefour caíram 0,59%.

Lava-Jato recebeu convite de Temer

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima revelou nesta segunda-feira que o ex-assessor especial de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, convidou a força-tarefa da Operação Lava-Jato de Curitiba para encontrar o presidente no Palácio do Jaburu. Segundo o procurador, o convite ocorreu em 2016 durante um evento da Associação Nacional dos Procuradores da República, em Brasília. “Nós estávamos recebendo um prêmio em Brasília. Houve um emissário do presidente, que não era presidente ainda, que nos convidou no palácio. Nós acreditamos que não era conveniente, porque naquele momento não havia por que conversar com o presidente ou eventual presidente. Nós acreditávamos que esse tipo de reunião naquele momento não haveria uma repercussão positiva para a Lava-Jato”, afirmou. O convite aconteceu dois dias antes de o Senado decidir afastar a presidente Dilma Rousseff da Presidência e dar posse a Temer.

Colapso nas Forças Armadas

Em meio à discussão da mudança da meta fiscal e de corte de gastos, as Forças Armadas pressionam pela recomposição no Orçamento, que nos últimos cinco anos sofreu redução de 44,5%. De 2012 para cá, os chamados recursos “discricionários” caíram de 17,5 bilhões para 9,7 bilhões de reais. Os valores não incluem gastos obrigatórios com alimentação, salários e saúde dos militares. Segundo o comando das Forças, neste ano houve um contingenciamento de 40%, e o recurso só é suficiente para cobrir os gastos até setembro. Se não houver liberação de mais verba, o plano é reduzir o expediente e antecipar a baixa dos recrutas. Atualmente, já há substituição do quadro de efetivos por temporários para diminuir o custo previdenciário. Integrantes do alto comando do Exército, da Marinha e da Aeronáutica avaliam que há um risco de “colapso”.

Charlottesville: Trump refaz seu discurso

Após duras críticas quanto ao seu primeiro discurso, Donald Trump condenou duramente grupos extremistas, como KKK, nazistas e racistas, após ataque em Charlottesville, que deixou três mortos e dezenas de feridos no fim de semana. Desta vez, o presidente dos Estados Unidos afirmou que o racismo é algo muito ruim e que todos os grupos que o incitam são repugnantes e vão contra tudo que o país defende. O presidente seguiu o conselho de seus assessores, preocupados com as críticas de figuras públicas e até de membros do partido do presidente. Keneth Frazier, chefe executivo da Merck & Co. (uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo), renunciou ao cargo de conselheiro de produção nesta segunda-feira, alegando se tratar de uma ação contra a intolerância e o extremismo. Em sua volta das férias, Trump foi alvo de protestos em Nova York.

Novo recorde para o bitcoin

A moeda virtual bitcoin bateu novo recorde e atingiu o valor de 4.200 dólares no início desta manhã. De acordo com Chris Burniske, especialista na cotação da moeda, um novo software permitiu o aumento no volume de transações. Além disso, para o especialista, há uma relação direta entre a valorização da moeda com as vezes que o termo “bitcoin” é procurado no Google. Segundo ele, as tendências do Google determinam o preço da bitcoin. Embora outras moedas criptografadas tenham surgido nos últimos meses, a bitcoin ainda lidera esse mercado. De acordo com o fundador do Twitter, Jack Dorsey, a bitcoin tem potencial para se tornar o novo termo a ser utilizado no cotidiano das pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteBNDESCarrefourEstados Unidos (EUA)Exame HojeGasolinaJBSOperação Lava Jato

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame