Itamaraty aguarda abertura da fronteira com Egito para retirar 30 brasileiros da Faixa de Gaza
Pasta informou que uma equipe está de prontidão esperando a liberação fronteiriça e a aeronave que fará a repatriação segue em Roma
Agência de notícias
Publicado em 15 de outubro de 2023 às 14h57.
O governo brasileiro ainda aguarda a abertura da passagem de Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito, para retirar um grupo de cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza .
Em nota à imprensa,o Itamaraty informou que uma equipe está de prontidão esperando a liberação fronteiriça. A aeronave que fará este trabalho de repatriação segue em Roma, na Itália.
- Quarta aeronave da FAB com 207 brasileiros repatriados de Israel chega ao RJ
- Guerra em Israel: voos de repatriação de brasileiros são suspensos até quarta-feira
- Guerra Israel-Hamas: terceira aeronave da FAB decola de Tel-Aviv com 69 brasileiros repatriados
- 215 brasileiros e 16 animais de estimação: quinto voo de Israel chega ao Rio
- Guerra Israel-Hamas: avião da FAB decola de Tel-Aviv com 214 brasileiros e animais de estimação
- Guerra Israel-Hamas: Governo envia avião presidencial para buscar brasileiros em Israel
No documento, o Itamaraty também informa que um novo voo para repatriar brasileiros, partindo de Tel Aviv, em Israel, deve ocorrer apenas na próxima quarta-feira, dia 18.
A quinta aeronave da Força Aérea Brasileira ( FAB ) empregada na "Operação Voltando em Paz" chegou ao Brasil na madrugada deste domingo, por volta de 1h45 no horário de Brasília. Foram repatriados 215 brasileiros e 16 animais de estimação. O número total de resgatados já chega a 916.
Neste sábado, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos brasileiros que aguardam autorização para deixarem a Faixa de Gaza pela fronteira com aquele país.
Na ligação, que ocorreu às 15h10, Lula informou a al-Sissi que, assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula também voltou a enfatizar a importância de se criar um corredor humanitário para a saída dos estrangeiros que querem retornar a seus países.