Inscrições para o Prouni 2025 terminam nesta terça-feira; saiba como se inscrever
Programa oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior


Redação Exame
Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 07h44.
As inscrições para o processo seletivo de 2025 do Programa Universidade para Todos ( Prouni ) terminam nesta terça-feira, 28 de janeiro, segundo o cronograma anunciado pelo ministro da Educação (MEC), Camilo Santana .
Prouni oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior.
Nesta edição, o programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905, parciais. Os cursos com mais ofertas de bolsas são Administração (27.101); Pedagogia (22.947); Direito (22.746); Ciências Contábeis (14.800); e Educação Física (13.639).
O processo seletivo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Enem: alunos melhoram em linguagens, mas nota cai em ciências e matemáticaVeja cronograma do Prouni
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro.
- Primeira chamada: 26 de fevereiro.
- Segunda chamada: 26 de março.
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março.
O que é Prouni?
OProunié programa que oferta vagas em instituições particulares de ensino superior combolsas de estudode 50% e 100%.
Quem criou o Prouni?
O programa Universidade para Todos foi criado em 2004pela Lei nº 11.096/2005 pelo Ministério da Educação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad, que enquanto esteve à frente do MEC, a pasta alcançou o número de mais de um milhão de bolsas de estudos concedidas em universidades privadas de todo o país.A primeira edição do programa, em 2005, ofereceu um total de 112.416 bolsas no total.
Como se inscrever no Prouni?
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar o processo, o candidato será redirecionado para o site do GOV.BR, onde deverá realizar o cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso já possua cadastro, basta digitar o CPF e a senha.
No momento da inscrição, é necessário: informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher os dados cadastrais próprios e do grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência disponíveis. A escolha deve respeitar a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e atender aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.
Quem pode se inscrever no Prouni?
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo para obter a bolsa integral, que cobre 100% do valor da mensalidade. Para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda exigida é de até três salários mínimos por pessoa.
Para participar do Prouni, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado:
- O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- O ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista integral;
- O ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- O ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa;
- O ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa.
- Ser pessoa com deficiência, nos termos previstos pela legislação.
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia voltados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos.
(Com André Martins)