Brasil

Ibope: Bolsonaro tem 28%, mas perde para Haddad no segundo turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, mostra que candidato petista cresceu em relação à pesquisa anterior e vence candidato do PSL na segunda votação

Haddad: intenções de voto apontam para uma vitória do petista no 2º turno contra Bolsonaro (Rodolfo Buhrer/Reuters Brazil)

Haddad: intenções de voto apontam para uma vitória do petista no 2º turno contra Bolsonaro (Rodolfo Buhrer/Reuters Brazil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 19h04.

Última atualização em 24 de setembro de 2018 às 20h11.

São Paulo — A pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (24), mostra que o candidato à presidente pelo PT, Fernando Haddad, se aproximou mais do candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro para a disputa do primeiro turno das eleições. 

Segundo a pesquisa, feita com 2.300 pessoas, entre os dias 21 e 22 deste mês, Bolsonaro lidera o primeiro turno, com 28% das intenções de voto. 

Em segundo lugar está Haddad, que passou de 19% para 22% em relação à pesquisa anterior divulgada na última terça-feira (18). 

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 11% dos votos, e o tucano Geraldo Alckmin, com 8% (na pesquisa anterior, estava com 7%). Marina Silva ficou com 5% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ela estava com 6% dos votos. 

Brancos e nulos foram 12%, e não sabem ou não responderam computaram 6%. Resultado é 1% a menos do que na pesquisa anterior.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados estarem corretos. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Simulação do 2º turno

No cenário de disputa para o 2º turno, Haddad ganha por 43% dos votos, contra 37% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos bateram 15% e indecisos, 4%. Anteriormente, os presidenciáveis estavam empatados com 40%.

Essa é a primeira vez que o candidato do PSL oscila negativamente nas pesquisas do Ibope de intenção de voto. Em todos os cenários, o resultado aparece fora da margem de erro.

Entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o presidenciável pelo PDT leva a melhor com 46%, frente a 35% do ex-militar.

Já na disputa com Geraldo Alckmin, Bolsonaro também perde. Para o tucano, as intenções de voto atingiram 46%, contra 36% do pesselista.

Evolução das taxas de rejeição em relação a pesquisa anterior

Aqui, os entrevistados devem dizer em quem não votariam de jeito nenhum e podem apontar mais de um nome.

Jair Bolsonaro: de 42% de 46%

Fernando Haddad: de 29% para 30%

Marina Silva: de 26% para 25%

Geraldo Alckmin: de 20% para 20%

Ciro Gomes: de 19% para 18%

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fernando HaddadIbopeJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, e sua esposa sofrem acidente de carro no Paraná

PF apreende 12 milhões de maços de cigarros em São Paulo em maior operação na história

Auxílio Reconstrução no RS: governo prorroga prazo para prefeituras cadastrarem novas famílias

Eleições municipais: 101 deputados e 2 senadores são pré-candidatos a prefeito; veja lista

Mais na Exame