Brasil

Governo quer mapear previdência complementar no País

O ministério quer saber do mercado as razões que levam uma empresa a oferecer planos de previdência aos seus funcionários


	Previdência Social: outro objetivo da pesquisa é mapear os fatores que dificultam a expansão do regime de previdência complementar.
 (Antonio Cruz/ABr)

Previdência Social: outro objetivo da pesquisa é mapear os fatores que dificultam a expansão do regime de previdência complementar. (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília - O Ministério da Previdência Social (MPS) está fazendo uma pesquisa com empresas e entidades de classe que oferecem planos de previdência complementar a seus empregados. O ministério quer saber do mercado as razões que levam uma empresa a oferecer planos de previdência aos seus funcionários e os motivos que influenciam na escolha por entidades abertas ou fechadas.

Outro objetivo da pesquisa é mapear os fatores que dificultam a expansão do regime de previdência complementar e, por isso, o ministério também aborda empresas que não têm plano de previdência, mas que contam com potencial para oferecê-los a seus colaboradores ou associados.

Com as informações coletadas, o estudo pretende subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas à expansão do regime fechado de previdência complementar no País. O ministério espera identificar medidas de estímulo que possam ser adotadas pelo governo para o crescimento do sistema.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência Social, José Edson da Cunha Júnior, há espaço para o setor crescer. "Temos apenas 3% da população economicamente ativa abrangida pela previdência complementar, o que denota um grande potencial de crescimento", afirmou. "Certamente esse diagnóstico será primordial no apoio ao estabelecimento de novas políticas de previdência complementar para o País, sempre voltadas para o seu fomento, porém sem perder de vista sua credibilidade e sustentabilidade."

O ministério enviou o questionário da pesquisa a cerca de 450 instituições no Brasil - empresas, sindicatos e associações de classe. As instituições que não receberam o documento, mas têm interesse em participar do estudo, devem encaminhar um e-mail para coanc.sppc@previdencia.gov.br ou entrar em contato com a SPPC pelos telefones (61) 2021-5484 e 2021-5398. O site criado pela Previdência para que as empresas respondam à pesquisa é: www.gama-ca.com.br/mps.

As empresas e entidades que responderem o questionário online terão acesso ao resultado integral da pesquisa, que deve ser concluída em setembro.

Acompanhe tudo sobre:Planos de previdênciaPrevidência privadaPrevidência Social

Mais de Brasil

Votos de homens são mais influenciados por amigos, diz Datafolha

Após falas de Flávio Bolsonaro, TSE fará nova reunião sobre urnas com diplomatas

Carne, minerais críticos e Mercosul: Coreia do Sul anuncia acordos com o Brasil

Zema defende impeachment de três ministros do STF e diz que vai indultar Bolsonaro