Brasil

Governo estuda requisitar leitos da rede privada para atender ao SUS

Saúde analisa impedir exportações de equipamentos como respiradores e também reduzir tributos sobre medicamentos usados contra o novo coronavírus

Hospitais: ministério avalia impedir a exportação de equipamentos usados em UTIs (Flying Colours Ltd/Getty Images)

Hospitais: ministério avalia impedir a exportação de equipamentos usados em UTIs (Flying Colours Ltd/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de março de 2020 às 20h11.

O Ministério da Saúde estuda impedir exportações de equipamentos usados em leitos de UTI, como respiradores, e até requisitar leitos da rede privada para atender ao SUS.

A pasta avalia também reduzir tributos sobre medicamentos usados contra o novo coronavírus, além de postergar o reajuste anual de preços destes produtos.

"O Ministério da Saúde passa a trocar informações sobre uso de leitos privados (com a rede privada). Queremos saber qual a ocupação, quem tem leito ocioso, quem não tem, qual a ocupação. Se necessário, vamos requisitar leitos privados ao SUS", disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo.

O secretário afirma que o governo está discutindo a redução e eliminação de impostos de alguns produtos para saúde.

Gabbardo disse ainda que o governo quer receber equipamentos de UTI que a China já deixou de usar, pela diminuição dos casos. "Estamos em contato com embaixada chinesa, para colocar o Brasil como voluntário para receber equipamentos", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:SUSGoverno BolsonaroCoronavírus

Mais de Brasil

Flávio depõe por escrito e nega calúnia em post sobre Lula

Genial/Quaest: Marília Campos tem 18% e Aécio Neves, 16%, em corrida ao Senado em Minas Gerais

Flávio Bolsonaro presta depoimento à PF por post sobre Lula

Pesquisa Genial/Quaest: Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico em Minas Gerais