Governo decreta emergência fitossanitária no Piauí

Lavouras estão infestadas com a lagarta exótica Helicoverpa armigera

São Paulo - O Ministério da Agricultura decretou nesta sexta-feira emergência fitossanitária no Piauí devido à infestação de lavouras com a lagarta exótica Helicoverpa armigera, conforme publicação no Diário Oficial da União.

O decreto libera as regiões afetadas para elaborarem planos de supressão da praga e abre caminho para a importação emergencial de inseticidas ainda não aprovados no Brasil.

A emergência fitossanitária já havia sido decretada recentemente na Bahia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Produtores rurais de todo o país tentam proteger suas lavouras da Helicoverpa armigera nesta safra 2013/14, após o inseto ter imposto prejuízos bilionários a lavouras do oeste da Bahia na safra passada --a primeira em que a espécie foi detectada no Brasil.

Veja detalhes do decreto no Diário Oficial aqui.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.