Frente fria vai provocar pancadas de chuva nos próximos dias; veja a previsão para cada região
Para esta terça, há possibilidade de tempestades para SP, Rio e Minas, além de um 'Alerta Vermelho' para Salvador


Repórter
Publicado em 9 de abril de 2024 às 16h48.
Última atualização em 9 de abril de 2024 às 17h00.
Nos próximos dias, há previsão de avanço de uma frente fria em várias regiões do Brasil, com a possibilidade de ocorrência de temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira, 9, indicando a chance de chuvas intensas, rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos em determinados locais.
Na Região Sul , por exemplo, espera-se que essa massa de ar frio resulte em chuvas intensas em municípios de Santa Catarina e Paraná ao longo da semana. Além disso, outras áreas do país também podem enfrentar precipitações durante esse período. No Norte do país , há expectativa de acumulações que podem ultrapassar os 80 mm.
Para esta terça-feira, o instituto também alertou para tempestades em todo o estado deSão Paulo, e nas regiões ao sul de Minas Gerais e do Rio Janeiro. A chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de até 60 km/h. No entanto, a possibilidade de problemas como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixa.
Há um alerta vermelho para acumulados de chuvas em Salvador , que enfrenta fortes chuvas desde o fim de semana e diversos danos causados por enchentes e deslizamentos de encostas. Para algumas regiões do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás têm alerta de "perigo" para chuvas intensas.
Veja a previsão do Inmet para cada região nos próximos 7 dias
Norte
Há previsão de pancadas de chuva com quantidades superiores a 80 mm nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins, acompanhadas por trovoadas, raios e rajadas de vento. Por outro lado, em Roraima e no noroeste do Pará não são esperadas chuvas fortes.
Nordeste
Para esta região, diversos municípios do Piauí, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba devem ser receber temporais provocados pela ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).
Após ser atingido por fortes chuvas e rajadas de ventos, o estado da Bahia pode ter um clima mais ameno, pois não há previsão de precipitação em vários pontos. A situação é a mesma para os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste
Para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, são esperados grandes volumes de chuva, com acumulados acima de 70 mm. No entanto, para Goiás e o Distrito Federal, as chuvas não devem intensas.
Sudeste
O Inmet indica tempo quente e seco na maior parte da região, com exceção de pancadas de chuva previstas no sudeste e leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde os acumulados podem ultrapassar os 60 mm.
Sul
Uma frente fria oceânica deve provocar chuvas intensas em Santa Catarina e Paraná nos próximos dias. Há previsão também de raios, ventos fortes e granizo. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes de chuva são esperados para o fim de semana.
*Com informações de O Globo