Brasil

São Paulo e Minas podem ter chuvas intensas; Bahia tem alerta de 'Grande Perigo'; veja previsão hoje

Há risco de alagamentos e deslizamentos em Salvador e arredores; alertas valem também para Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Chuvas: Bahia tem alerta vermelho para tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Chuvas: Bahia tem alerta vermelho para tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2024 às 09h07.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chances de chuvas intensas, nesta terça-feira, 9,em todo o estado de São Paulo, e nas regiões ao sul de Minas Gerais e do Rio Janeiro. Além disso, há um alerta vermelho, de 'Grande Perigo', para acumulados de chuvas em Salvador (BA). Partes do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás têm alerta de "Perigo" para chuvas intensas.

Veja abaixo o mapa do Inmet com os alertas para esta terça-feira. As manchas amarelas indicam "Perigo Potencial" para chuvas intensas, e as em laranja, "Perigo". A mancha vermelha sobre Salvador aponta para "Grande Perigo" em relação aos acumulados de chuva.

Mapa do INMET mostra alertas do Inmet para esta terça-feira

Mapa do Inmet mostra alertas de chuvas para esta terça-feira, 9 (INMET/Reprodução)

O alerta vermelho na Bahia indica chuva superior acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Veja abaixo a área de atuação do aviso do Inmet:

Alerta vermelho mostra área de atuação de acumulado de Chuva na Bahia

Alerta vermelho mostra área de atuação de acumulado de Chuva na Bahia

Na capital baiana, o dia deverá ser "encoberto com chuva", segundo a previsão do Inmet, com rajadas moderadas. Na quarta-feira, a previsão é que as chuvas sejam mais intensas, com pancadas e trovoadas.

Sobre São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, atua, por sua vez, um alerta amarelo do Inmet, que indica "Perigo Potencial" de chuvas intensas. De acordo com o órgão, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de até 60 km/h. O risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo. Esse alerta também se estende sobre áreas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

No Rio de Janeiro, a terça-feira deverá ser de chuvas isoladas ao longo de todo o dia, e as temperaturas devem ficar entre 22°C e 34°C. Em Belo Horizonte (MG), o dia deverá ser sem chuvas, apesar do tempo com muitas nuvens no céu. A temperatura mínima na capital mineira será de 16°C, enquanto a máxima pode atingir 30°C.

Em São Paulo, a previsão aponta chuvas isoladas e pancadas, o que deverá seguir ocorrendo também nos outros dias da semana. Os termômetros devem ficar, nesta terça-feira, entre 20°C e 27°C, segundo o Inmet. Em Vitória (ES), apesar dos dias nublados, com muitas nuvens, não há previsão de chuva para a semana. Nesta terça-feira, os termômetros devem marcar entre 24°C e 32°C.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasBahiaRio de JaneiroMinas Geraissao-paulo

Mais de Brasil

Governo define nova data para o 'Enem dos Concursos'; veja quando vai ser

Rio Grande do Sul recebe casas montáveis da ONU para abrigar desalojados

Enchentes no RS: rodovias atingidas pelas chuvas têm prejuízo aproximado a R$ 3 bi, avalia governo

Julgamento de Cláudio Castro é retomado nesta quinta no TRE-RJ

Mais na Exame