Brasil

Formar técnicos é importante para Brasil crescer, diz Dilma

A presidente considerou que o diploma técnico será mais importante para o país do que bens de consumo


	Dilma Rousseff entrega de diploma ao formando Luan de Souza Leocárdio, do SENAI: "nenhum país fica sendo um país desenvolvido sem ter técnicos", disse
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff entrega de diploma ao formando Luan de Souza Leocárdio, do SENAI: "nenhum país fica sendo um país desenvolvido sem ter técnicos", disse (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2014 às 13h27.

Ribeirão Preto - A presidente da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta sexta-feira, 16, na cerimônia de formatura de 1.700 alunos do Pronatec, em João Pessoa (PB), a formação de técnicos para o país.

"Queremos esse País com emprego de qualidade para todos os brasileiros, uma nação que seja integrada por técnicos, cientistas e universitários, mas por técnicos capacitados. Nenhum país fica sendo um país desenvolvido sem ter técnicos", disse.

Dilma considerou que o diploma técnico será mais importante para o país do que bens de consumo, por exemplo. "O símbolo do Brasil desenvolvido não vai ser o telefone celular, o iPad, o cartão de crédito e nem a carteira de trabalho. Vai ser o diploma técnico de qualificação profissional", afirmou Dilma, citando que 171 mil pessoas estão no Pronatec na Paraíba.

A presidente afirmou que "formar, qualificar e capacitar técnicos é imprescindível, importantíssimo para que o País cresça" e repetiu que, apesar de as primeiras turmas dos cursos oferecidos estarem se formando, o programa vai não parar e voltou a falar que fará a versão 2.0 do Pronatec, bem como ampliará o Minha Casa, Minha Vida para a habitação.

Assim como faz em todos os discursos, Dilma citou ainda o programa Mais Médicos, com uma demanda de 257 profissionais atendida pelo governo na Paraíba. "Não tem como fazer saúde sem eles (médicos)", disse ela.

Ao final, a presidente citou que o governo investiu R$ 14 bilhões no Pronatec e considerou que com a educação qualificada, desde a educação infantil, o País melhorou, com o aumento da renda e diminuição da desigualdade, "de forma benéfica" e igualitária.

Dilma segue pela Região Nordeste nesta sexta-feira e, durante a tarde, participa de outra formatura de alunos do Pronatec, em Teresina (PI) e também da entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Parnaíba (PI).

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCursos técnicosDesenvolvimento econômicoDilma RousseffEducação no BrasilPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame